O Caso dos Dez Negrinhos é o melhor livro-que-devia-virar-filme de suspense policial nunca filmado nas últimas décadas, e nenhum estúdio grande e conhecido descobriu isso ainda! Refilmagem agora!!! E não é só porque foi o primeiro a usar NIGGERS na obra, beeeem antes de Quentin Tarantino (já falamos sobre isso aqui.)! Anos depois, o filme Django sofreu retaliações pelo mesmo motivo, uso de palavra “indevida e preconceituosa”. Enfim, continuando:

Na verdade, a obra é um livro de Agatha Christie, mas é tão, tãããão boa que deveria virar filme; é de longe um dos seus melhores livros e deveria ser leitura obrigatória nas escolas junto com Dom Casmurro (e isso não é ironia, Dom Casmurro é um romance mil vezes melhor que Crepúsculo e cia!)

Não posso falar muito sobre a obra, afinal o livro não é grande e você descobre a história logo nas primeiras páginas, depois da apresentação das personagens (aqui ela lembra um pouco Tolkien, tenha paciência que o livro engrena perfeitamente bem assim que você encerra essa parte). Um anfitrião misterioso convida pessoas para serem seus convidados numa ilha particular e lá começa a rolar um estranhamento entre os hóspedes: quem te convidou? Por quê nos escolheram? Por quê estamos aqui?! Eu não te conheço! E de repente, o destino de todos começa a ser definido de acordo com um poema, Os Dez Negrinhos.

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!o caso dos dez negrinhos
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez.
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum.

Não posso cotar mais que isso, o @LeoNormal ouviu a história do livro e disse que eu falei spam, portanto, se contentem com isso e com a certeza que o livro é o máximo! Sabe por quê?!

Publicado em 1939, O Caso dos Dez Negrinhos é, de acordo com a Wikipédia, o mistério policial mais vendido no mundo (mais de 100 milhões de cópias), figurando entre os livros mais vendidos no planeta, os quais incluem O Hobbit, Senhor dos Anéis e O Pequeno Príncipe. Agatha Christie era, até algum tempo atrás, considerada a auotra mais vendida e traduzida na Terra, mas desconfio que isso mudou de pois da era  Harry Potter.

Você pode achar a obra por aí em sebos com nomes diferentes: O Caso dos Dez Negrinhos, Convite para a MorteAs Dez Figuras Negras, Vingador Invisível e E Não Sobrou Nenhum (haja imaginação, tradutores!) . E, caso você resolva viajar para comprar o livro nos EUA ou na terra da rainha, por lá ele se chama And Then There Were None, Ten Little Niggers ou Ten Little Indians. Se, ainda não satisfeito, você quiser o livro em outra língua, isso é o que você procura.

Para quem quer esmiuçar a internet atrás de fontes visuais da obra ao invés de ler (mas eu garanto novamente que é um livro que não vai fazer ninguém se arrepender!), aqui você encontra uma relação das peças teatrais e filmes inspirados na obra.

 

 

 

Comentários

comentários

About The Author

MeninaSal

Scissors cuts paper, paper covers rock, rock crushes lizard, lizard poisons Spock, Spock smashes scissors, scissors decapitates lizard, lizard eats paper, paper disproves Spock, Spock vaporizes rock, and as it always has, rock crushes scissors. - Um dia você ainda aprende.

Leave a Reply

Your email address will not be published.