Se existe uma coisa que une todos os fãs de Sci-Fi é o fato de que todos nós amamos Star Wars e Star Trek, que eu considero os pilares do gênero. Mas, se formos levar em conta apenas o material dos filmes, muito pouco é mostrado sobre essa galáxia muito distante. Por essa razão, desde o final de O Retorno de Jedi, foram criados dezenas de livros, jogos, HQs e outras coisas ao longo dos anos. Tudo isso com o objetivo de expandir esses universos, dando início ao Universo Expandido de Star Wars.

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_R2-D2 (Fujam para as colinas)

— R2D2: “Fujam para as colinas!” —

Agora que uma nova trilogia está prestes a sair, todo o material que se passa após o episódio VI não será mais oficial, deixando os grandes personagens e momentos cultuados pelos fãs apenas na lembrança. Por isso, escolhi algumas das melhores partes desse Universo Expandido para trazer essa nostalgia de volta!

A Trilogia Thrawn

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_trilogia Thrawn

No último natal, meu irmão me deu o primeiro livro da série, O Herdeiro do Império, que conta como os rebeldes constroem a Nova República, que acontece cinco anos após a derrota e a morte do Imperador. Uma ameaça surge das sombras na forma do Grande Almirante Thrawn, considerado um dos mais brilhantes estrategistas do Império. Ele lidera o que restou do decadente Império, buscando trazer de volta a glória deste.

A série é tão cultuada pelos fãs que muitos a consideravam os episódios VII, VIII e IX da série. De fato, Thrawn consegue ser o vilão mais carismático e fo## já criado, não só para Star Wars, mas para toda a ficção. E ele não usa a Força nem nada! Só é um líder tático excepcional (o que o faz parecer ainda mais impressionante)!

A trilogia trouxe para a série, personagens marcantes como Mara Jade, Talon Karrde e o Capitão Pellaeon, assim como os filhos de Han Solo e Leia: Jacen e Jaina. Vale muito a pena conferir todos os três livros e se emocionar com o Almirante e suas habilidades, sendo os dois outros livros O Despertar da Força Negra e O Último Comando.

Yuuzhan Vong

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_Yuuzhan Vong

Depois de um tempo, usar os frangalhos do Império como inimigos para Luke Skywalker e a Nova Republica estava ficando desgastante. A solução? Uma espécie de alien vindos de fora da galáxia e que não são sentidos pela Força. Isso os tornou os inimigos naturais (e perfeitos!) para os Jedis. Esses seres consideram qualquer tecnologia uma blasfêmia e fazem uso de bioengenharia para a construção de suas naves e equipamentos.

Quando eles invadem a galáxia, começa uma guerra extremamente sangrenta. Os número de mortes causadas apenas pelos Tuuzhan Vong fica na casa dos 365 trilhões de seres sentientes! Só para se ter uma ideia, eles jogam uma lua no primeiro planeta que conquistam e chegam a conquistar até mesmo Coruscant, a capital da Nova República.

Muitas casualidades acontecem durante os quatro anos da guerra, com momentos marcantes e críticos como a morte de diversos personagens marcantes, o nascimento de Ben Skywalker, filho de Luke e Mara Jade, e o começo da queda de Jacen Solo para o Lado Negro. Existem vários livros e HQs que contam sobre a guerra e todos valem a pena (especialmente o livro Traidor, que analisa, por meio de Jacen Solo, a filosofia dos Jedi). Ao todo, são 19 livros, três e-books e três histórias curtas, todas dentro da série A Nova Ordem Jedi.

O Legado da Força

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_legado da Força

Esta é a série de livros que deu continuação aos eventos mostrados em A Nova Ordem Jedi, sendo a corrupção de Jacen Solo para o lado Negro da Força o ponto principal da coisa toda. Durante toda a guerra contra os Yuuzhan Vong (e até mesmo antes), vemos Jacen como um jovem heróico e brilhante, um verdadeiro herói. Mas a morte de seu irmão Anakin acabou por destruir aquilo que havia de bom dentro dele, transformando-o no lorde Sith Darth Caedus.

Jacen acredita que precisa mudar o jeito que a galáxia funciona, não importa os meios pelos quais ele tenha que fazer isso (mesmo que tenha que se tornar um Sith). Ele faz coisas terríveis e brutais, que fazem com que sua família aceite que Jacen Solo morreu, restando apenas Caedus. A batalha final ocorre entre Darth Caedus e Jaina Solo, uma luta intensamente carregada de emoções, onde não existem vencedores.

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_Knights of the Old RepublicHQ Knights of the Old Republic

Quem jogou os dois RPGs originais sabe o quão espetacular foram as histórias de ambos os jogos. Agora imagine uma HQ que se passa nessa época. Knights of the Old Republic acontece durante a Guerra Mandalorian, por volta de cinco anos antes do primeiro jogo, e conta as aventuras de Zayne Carrick, um Padawan acusado de matar seus companheiros e que passa a viver como foragido.

Diferente de quase todos os protagonistas de Star Wars mostrados até agora, como Luke Skywalker, Anakin Skywalker e os próprios personagens de ambos os jogos que deram origem à série, Zayne não é muito poderoso. De fato, ele provavelmente jamais seria um Cavaleiro Jedi por conta de seu fraco domínio sobre a Força.

Apesar disso, Zayne conta com a ajuda de vários aliados como Carth Onasi (personagem do primeiro jogo), Marn Hierogryph e Jarael para superar suas dificuldades, conseguindo conquistar muitos feitos ao longo de sua vida. A série vale muito a pena para quem gostou dos jogos e para quem gosta de Star Wars como um todo.

Legado

bunkernerd_o universo expandido de Star Wars_legado

Mais de cem anos após a derrota do Império, essa série de HQs conta as aventuras de Cade Skywalker, um descendente direto de Luke Skywalker (meio óbvio, mas…). Ele é um pirata, caçador de recompensas, contrabandista e Jedi. Basicamente uma mistura de Han Solo, Boba Fett e Luke Skywalker.

Porém, Cade não é um personagem altruísta e nobre como Luke, sendo bem mesquinho, arrogante e ganancioso vez ou outra. Mas, no fundo, ele é uma boa pessoa e se preocupa com seus companheiros e aliados. Ele é guiado pelo espírito de Luke e luta contra a mais nova versão do Império, liderado pelo sinistro Darth Krayt e seu grupo de Lordes Sith.

O que acharam destas escolhas? Existe algum livro, HQ ou jogo que vocês têm como favoritos?

 

Por Caio De Paula

Comentários

comentários