Olá, olá, caríssimos refugiados! Continuando nosso papo sobre as origens nerds, chegamos ao anos 60.

IMAGEM 04Depois de ter surgido, primeiramente nos anos 50, o termo “nerd” ficou mais abrangente. Nos anos 60, a palavra “nerd” começou a definir pessoas que gostavam muito de matérias relacionadas as áreas exatas, como matemática e física, ou simplesmente pessoas que tinham uma inteligência acima da média (e que tivessem certa dificuldade social).

Sim! O nerds sempre estiveram ligados à dificuldade  se relacionarem com o resto da sociedade. O fato é que o termo era pejorativo. O nerd era visto como um fracassado, uma pessoa que, por não conseguir interagir com as outras, era colocada de lado. Sempre com um livro embaixo do braço e com óculos de fundo de garrafa, esses seres “nerds” preferiam as áreas mais calmas e com menos circulação de pessoas, seja em escolas ou  bibliotecas. Campos de futebol ou as danceterias? Fora de questão!

De fato, os anos 60 são os mais sombrios para os nerds. Isso porque realmente houve uma “caça as bruxas”. Os nerds eram “caçados” nas escolas, e o bullying na época era BEM mais cruel do que hoje em dia (ou pelo menos bem mais presente). Ser alvo de chacotas, levar porrada e ser humilhado por garotas era comum (não que hoje não seja).

“Let´s get those NERDS! NEEEERDS! NEEEEERDS!”

Considere que nesta época a tolerância era BEM menor e as pessoas ditas “estranhas” não tinham tantas leis para protege-las. A maioria das pessoas que praticava esse tipo de atitude em relação aos nerds não compreendia o quanto esse preconceito todo iria prejudicar profundamente a pessoa que o sofria.

Um filme muito interessante e que retrata bem a época dos anos 50 e 60 é o clássico De Volta Para o Futuro, produzido em 1985. A história narra a história de Marty Mcfly (um nerd moderno), que volta para o ano 1955 encontrando seu pai (também nerd) sofrendo constantes “manobras” bullying pelas mãos de Biffy Tannen – o típico valentão-popular das escolas. Apaixonado por Lorrayne Baines (futura mãe de Marty), o pai de Marty não vivia, ele sobrevivia.

Sério, se você não viu esse filme, está com uma lacuna MUITO GRANDE na sua existência nerd! Pare de ler isso e vá assistir a trilogia!

Enfim, o próprio filme De Volta para o Futuro é um marco para muitos nerds. Você verá mais referências a isso mais pra frente, quando chegarmos aos anos 80. 😉

No final dos anos 60, o negócio para os nerds começa a mudar! Havia uma fome por ficção científica (alimento primordial de qualquer nerd) na sociedade. Você lembra de ter ouvido algo sobre um fenômeno histórico chamado Corrida Espacial? ‘Tava no auge nessa época!

O cancelamento da série Star Trek em 66 foi uma grande demonstração disso, pois ficou óbvia a força dos nerds e das pessoas que gostavam de entretenimento Scy Fi (uma campanha liderada por um fã da série, Bjo Trimble, inundou a produtora da série, que acabou mantendo a produção no ar mais um ano).

Essa atitude mostrou que o mercado nerd (e os nerds) estava crescendo. O levante era inevitável e percebia-se isso também no crescente aumento de vendas de HQs, no surgimento de vários super-heróis novos e na reciclagem de outros heróis hoje importantíssimos (como o caso do Capitão América, que foi totalmente repaginado em 1964 para uma nova era, onde a luta era pela paz, e não mais contra os nazistas).

IMAGEM 05

Algumas referências nerd legais dos anos 60!

  • 1960 – The Beatles! É formada a banda mais famosa do mundo!
  • 1961 – em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a entrar no espaço, deixando o governo e a população dos Estados Unidos loucos de raiva!
  • 1962 – o Acre se torna um Estado (Viram?! Ele existe!), com governo próprio e independência política Estadual, mesmo que para muitos brasileiros ele ainda seja uma teoria da conspiração.
  • 1963 – estreia na BBC, a série de ficção científica Doctor Who, que está no ar até hoje, sendo a série de TV que está há mais tempo no ar.
  • 1964 – Viagem ao Fundo do Mar, um seriado clássico que teve 110 capítulos. Fez muito sucesso na época.

  • 1965 – outra série muito famosa dá as caras nesse ano: Perdidos no Espaço. Diz a lenda que o seriado não tem nada haver com o fato dos russos terem enviado astronautas para o espaço, mas o fato é que Perdidos no Espaço é a serie mais famosa sobre o assunto(meio que dor de cotovelo)!
  • 1966 – Adam West personificava Batman no seriado de Tv (Sabe A Feira da Fruta? Então! Baseado nesse seriado!). Divertido para assistir!

IMAGEM 06

  • 1967 – Monterey Pop. Jimi Hendrix faz um show histórico que muda o rock para sempre. Conhece aquela imagem ícone dele, ateando fogo na guitarra? Pois é, foi nesse show!

  • 1968 – 2001 Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick estreia no cinema. Quem não viu esse filme, por favor, não perca tempo lendo resenhas ou procurando no Youtube! Pega e assiste! Apesar de ter mais de 30 anos, esse filme tem algumas conversas, entre os personagens Hal e Bowman, que assombram até hoje!
  • 1969 – Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. Só não me pergunta por que, após quase 50 anos, ainda não tem ninguém morando lá. Estranho né?!

É isso meus caros nerds! Fim da parte 2. Fiquem ligados que em breve continuaremos nossa viagem pelas origens nerds. Até a próxima, amiguinhos!

Perguntinha curiosa: O que você acha sobre o bullying?

 

Escrito pelo soldado: Ramsés

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.