Saudações, nerds, refugiados e soldados de plantão! Na terceira parte da nossa viagem às origens dos nerds, chegamos ao ano 70.

nerds-anos-70-2

Os anos 70
É nessa época que o cenário da campanha começa a beneficiar nossos antepassados nerds (Flower Power! SQN…). Com a “onda” paz e amor e a superpopulação hippie, o tratamento dado aos nerds começou a mudar. De um modo geral, a conscientização da sociedade começou a aflorar. O que foi ótimo! Lembram como a falta de noção da geração anterior era bem ruim para nossos antigos nerds?

Valores como: igualdade entre homens e mulheres e igualdade entre brancos e afrodescendentes tomou uma importância global. Foi no movimento hippie que o “estranho” começou a deixar de ser apenas tolerado para passar a ser aceito.

Claro que isso foi algo gradual, mas os nerds passaram a sofrer menos nessa época. O bullying e aquela imagem criada nas duas décadas anteriores, foram aos poucos sendo substituídos. Algo que ajudou e muuuuito nessa mudança, foi uma coisinha chamada capitalismo, afinal, se existe uma coisa no mundo que não se importa com sexo, cor, gênero ou qualquer outro tipo de preconceito, essa coisa é o capitalismo!

nerds-anos-70-7-8-9Observando o mercado e analisando aumento de vendas de HQs, os seriados com recorde de audiência como Star Trek, Perdidos no Espaço, e mais alguns fatores, uma “empresinha” resolveu investir num mercado inédito e lançou um livro mágico. O.O

Era uma espécie de jogo, onde as pessoas assumiriam papéis de heróis e viveriam aventuras em um mundo de fantasia, catacumbas, monstros e dragões. Pois foi em 1974 que nasceu o jogo Dungeons & Dragons, pela TSR Inc! Aeeeeeeeeeeeeeew! \o/

A ideia em si não era tão inédita, afinal, desde que o mundo é mundo as pessoas contam histórias e assumem papeis para si. Na Grécia antiga, havia modalidades de teatro onde o público entrava na peça e por aí vai, mas voltando, o fato é que o jogo D&D é considerado o primeiro RPG moderno. E ponto! =D

RPG’s são sem dúvida um marco nerd importantíssimo, não só por ter proporcionado uma atividade com o objetivo juntar o maior número de nerds possível em uma mesma mesa, mas também porque o jogo trás muitas coisas que muitos nerds curtem como: leituras pesadas, miniaturas e itens colecionáveis (que necessitam de pintura em alguns casos, outra atividade muito apreciada por muitos nerds) e dados malucos que te forçam a entender estatística. Outra coisa muito importante que veio com o RPG foi a possibilidade de interação social.

Em D&D a chance de um nerd se casar com uma elfa de carisma 20 é enorme (fora que a frustação de um não é beeeem menor)! Para aqueles que não conhecem D&D, só o Advanced D&D (versão complexa do original e mais FANTÁSTICA do jogo!) tinha pra lá de 50 livros com expansões, raças, classes, cenários e um monte de parafernálias que deixavam o jogo ainda mais legal! E livro pra ‘cacets!

Ainda nos anos 70 temos o lançamento Star Wars. O filme, desacreditado por críticos da época, foi o início do absurdo sucesso que é hoje. Desde seu início, foi uma febre entre os nerds (além de ser um divisor de águas no cinema)! O filme foi um gerador de merchandising absurdo, com roupas, brinquedos, acessórios e o que mais você puder imaginar. Entenderam agora porque o capitalismo foi um dos melhores amigos dos nerds?! “Ele” sabe que todo nerd é compulsivo com seus vícios, e será nos anos 80 que isso ficará bem claro!

Algumas referências nerd legais dos anos 70!

1970 – Jeannie é um Gênio, seriado que tinha a lindíssima Barbara Eden no papel de Jeannie. Pergunte para seu pai, avô ou alguém que tinha uns 15 anos na época. Pode ter certeza que ele vai conhecer e fazer uma cara marota sobre ela! 😉

1971 – A empresa Computer Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro árcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar! E no mesmo ano, a Wall Disney World é inaugurada com o lançamento do parque Magic Kingdom.

1972 – É lançado o primeiro console doméstico da história: o Odyssey da empresa Magnavox 7. Neste mesmo ano, Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso comercial dos videogames, o jogo árcade Pong. O filme O Poderoso Chefão, o melhor filme de máfia já feito, estreia nos cinemas.

1973 – Martin Cooper realiza a primeira chamada a partir de um telefone celular. O estúdio Hanna Barbera lança Super Amigos! =D

1974 – Estreia O Homem de 6 Milhões de Dólares. É claro, naquela época esse valor era bastante. Hoje em dia não pagaria um fim de semana no Beto Carreio World com o Neymar como acompanhante.

1975 – As sondas Viking I e Viking II são lançadas para estudos em Marte. Era o programa espacial mais ambicioso da NASA até então.

1976 – The Muppet Show! Os bonecos mais aloprados da TV tiveram sua estreia nesse ano. Caco, Pig, Gonzo e o resto da trupe ficaram no ar por 5 anos e marcaram história sendo um dos melhores programas infantis já produzidos.

1977 – O livro Silmarillion, obra de J. R. R. Tolkien, é publicado. Esta obra, produzida postumamente por seu filho, Cristopher Tolkien, narra várias histórias épicas que formaram a primeira e segunda era do universo de Senhor dos Anéis. Se você gostou dos filmes procure dar uma olhada nesse livro. É ótimo! No mesmo ano, Star Wars estreia nos cinemas.

nerds-anos-70-starwars

1978 – Superman chega as telonas! Numa época onde super-heróis não eram moda como hoje, o filme fez sucesso e ainda é considerado por muitos, o melhor filme do kriptoniano. A música tema do filme inspira muitos corações até hoje!

1979 – Alien o 8° Passageiro é lançado no cinema. Um filme de terror e ficção cientifica que entrou para a história por REALMENTE botar medo! Com uma criatura monstruosa, criada pela arte de H. R. Giger, Alien botou muito marmanjo no lugar. A cena onde o alien aparece pela primeira vez, arrebentando o peito de um dos personagens para sair de seu casulo, é realmente aterrorizante! Uma curiosidade: até aquela cena, nem mesmo os atores sabiam como iria ser o monstro ou o que iria acontecer. Massa né?! xD

Para os nerds que viveram os anos 70, essa década foi cheia de boas surpresas! Mas o que será que estaria reservado para os próximos anos? Fique ligado na continuação dessa história! Ainda temos muito o que contar! 

nerds-anos-70-capa

OBS.: Você já viu os filmes que listamos aqui? O que achou? Mande suas opiniões pra gente! Como bons nerds que somos, discutir cinema é uma das nossas atividades favoritas! 😉

 

Escrito pelo soldado: Ramsés

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

2 Responses

  1. BunkerNerd

    Obrigado soldado Dias! Sempre procuramos nos esforçar ao máximo nas produções expostas em nossos murais. Essa semana continuaremos nossa jornada pelas origens nerds. Fique alerta! O inimigo está lá fora!
    — Over —