Saudações, refugiados! Agora começa a vidaloka! Nos anos 80 e 90 muitas informações interessantes sobre a cultura nerd surgiram. Na quarta parte do nosso especial ORIGENS (fãs da Marvel entenderão), chegamos ao anos 80.

origem-nerds-anos80--1

Os anos 80
As tendências dos anos 70 se consolidaram e uma nova geração de nerds surge em um novo mundo. Um mundo onde eles já não eram tratados como estranhos. Isso pode parecer piegas, mas diferente das gerações anteriores, os nerds dos anos 80 foram os primeiros com um meio social próprio, onde ser nerd era normal.

A indústria nerd
Existia um nicho próprio, com lojas especializadas em revender itens nerds baseados séries de desenhos animados (merchandise). Os nerds dos anos 80 se esbaldaram! Caverna do Dragão, Thundercats, He-Man, She-Ra, Comandos em Ação, Smurfs, Tartarugas Ninjas, Defensores da Terra e vários outros desenhos animados, foram criados para serem vendáveis, ou seja, brinquedos, jogos e action figures (bonequinhos com algumas articulações e acessórios) pra dar e vender (ou melhor, para vender e vender).

origem-nerds-anos80--Sectaurs

origem-nerds-anos80--Thundercats

Toneladas de filmes surgiram para suprir a necessidade do mercado nerd. Franquias, hoje cultuadas, surgiram nessa década, como O Exterminador do Futuro, as continuações de Star Wars (fechando a primeira trilogia), alguns filmes de Star Trek, os clássicos Blade Runner e De Volta para o Futuro, e por aí vai!

Eu não falei que iria comentar desse filme novamente?! A razão para considerar De Volta para o Futuro tão importante para os nerds, é que esse filme lida com conflito de gerações.

Momento fanboy

origem-nerds-anos80--back_to_the_future

Um garoto que volta no tempo e conhece os pais, na mesma idade que ele, mas numa versão nerd. Marty Mcfly é um nerd moderno, ou pelo menos ele acha que é. Ele encontra seu pai, um tremendo nerd modelo clássico (estilo A Revolta dos Nerds). No fim das contas, em essência, eles são muito parecidos.

Mas os anos 80 foram generosos com Marty. Era uma época em que ele pode gostar de ciência, ser amigo de um cientista maluco e ainda andar de skate, sem ser espancado por isso! Enquanto seu pai, que viveu nos primórdios nerds, só por ser magrelo e inteligente, era perseguido e taxado de estranho. Vemos nesse filme, não apenas o choque de gerações, mas a evolução de um conceito e de um estilo de vida!

O ponto de vista histórico
Para muitos historiadores, os anos 80 são considerados a década perdida do século 20. De certa forma eles tem razão, ainda mais se você ver esses clipes do Dead or Live.

Mas, como só música não define nada, como podem os historiadores considerarem os anos 80 uma década perdida, se algo como o 5150 PC da IBM, o primeiro computador doméstico, foi comercializado durante essa década?!

Com um preço viável a grandes massas, esse computador foi um grande marco na história da informática doméstica, sendo um dos grandes responsáveis pela popularização da computação. =D

origem-nerds-anos80--2Preciso dizer o quanto esse fato foi importante para a sociedade nerd?! O computador veio com uma força absurda em todos os sentidos, afetando drasticamente o modo de vida da sociedade em geral.

Nós brasileiros não sentimos isso tão forte nos anos 80, mas nos EUA, Europa, Japão e outras potências tecnológicas, foi devastador! E adivinhem quem manjava de mexer nisso? Nerds, é obvio!

“Nunca subestime um nerd, pois um dia você pode pedir emprego a ele”. – Bill Gates

Algumas referências nerd legais dos anos 80!

  • 1980: Star Wars – O Império Contra Ataca é lançado nos cinemas.
  • 1981: Donkey Kong, não era apenas um joguinho qualquer, mas o nascimento de um monstruoso sucesso de videogames. Não graças ao macacão arremessador de barris, mas, pelo cara usando um macacão vermelho e azul que você controlava no jogo: o Mário! Neste ano também estreou no cinema Os Caçadores da Arca Perdida, primeiro filme do Indiana Jones, e o clássico Evil Dead, o filme de terror imortal!

origem-nerds-anos80--3

  • 1982: Michael Jackson lança Thriller. Seu videoclipe muda profundamente o modo de se fazer e de se pensar em vídeos musicais.
  • 1983: Star Wars – O Retorno do Jedi é lançado nos cinemas.
  • 1984: A Hora do Pesadelo é lançado nos cinemas, virando uma febre entre os jovens e também mostrando o então ator iniciante Johnny Deep virar uma poça de sangue. O filme iniciou uma franquia de nove produções, além de jogos, livros e outras mídias.
  • 1985: surge o Master System da SEGA, feito para concorrer com o NES da Nintendo, lançado em 1983. O Master System teve grandes dificuldades no mercado já que o NES já era favorito. Porém, o videogame se virou muito bem e trouxe clássicos como Alex Kid, Mortal Kombat 2 e Shinobi.
  • 1986: é lançado GURPS – Generic and Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis). Um RPG muito interessante e que por muito tempo, foi o concorrente mais forte de Dungeons & Dragons. Você podia jogar em qualquer tipo de cenário com o sistema, mas era um tanto travado, pois o sistema de regras era muito detalhista.

origem-nerds-anos80--4

origem-nerds-anos80--5

origem-nerds-anos80--6

  • 1987: Megaman é lançado, revolucionando os videogames e a vida de muitas criancinhas, inclusive a minha! Melhor série de jogos de todos os tempos! =D

  • 1988: Mega Drive é lançado pela SEGA. Sem duvida, o jogo mais conhecido do videogame é Sonic, que foi criado para concorrer diretamente com Mário. Sonic 1, Sonic 2 e Sonic 3 são ótimos jogos, mas infelizmente, outros jogos do console não deixaram tanta saudade.
  • 1989: Batman de Tim Burton estreia nos cinemas. Após muito tempo sem um filme de super-herói de qualidade, este filme marcou o começo de uma nova era de adaptações para o cinema. Foi um filme em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) fez mais sucesso que o herói (Michael Keaton). Uma marca que a franquia de Batman levaria pelos seus filmes até o Batman Begins.

origem-nerds-anos80--7

Perguntinha nerd:
Quem foi o seu vilão favorito nos filmes da franquia Batman, antecessores ao Batman Begins?

Eu vivi parte da minha infância e adolescência nessa década e tenho grandes lembranças dela! Foram anos de muita tecnologia (e boa música). Nós nerds, já não eramos mais vistos como seres bizarros e o mundo já alimentava nossas necessidades nerdísticas, nossa nerdice. Mas o que será que viria mais adiante? Será que o estigma de nerd estranho voltaria a nos assombrar ou será que nós dominaríamos o mundo (como alguns de nós sonhavam)?

Não percam a penúltima parte do nosso especial sobre as origens nerds! Até a próxima semana! 😉

 

Escrito pelo soldado: Ramsés

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

2 Responses

  1. Valter Cardoso

    Legal Renato Melo . Só não concordei com anos 80 ser a década perdida, principalmente na música, que na minha opinião foi uma das mais criativas e diversificadas. Uma banda Nerd que merece destaque positivo, mas que também abusou para o inesperado é Talking Heads. Dê uma olhada nesse ícone nerd: https://www.youtube.com/watch?v=kvM6TxUnCDE

  2. Ramses Sohn

    eheeh fui eu quem escreveu na verdade a matéria. Não disse que foram anos perdidos, até pq também não concordo com isso, mas muitos autores consideram isso. Eu pessoalmente adorava foi minha infância, mas q o vídeo do Dead or Live assusta isso assusta não?