Saudações nerds de plantão! Já pararam para pensar de onde vem a palavra NERD? E de onde surgiu esse “rótulo”? Não? Pois é, resolvi escrever um pouco sobre o Nerd e suas influências na sociedade durante o surgimento da palavra, que hoje designa um grupo de pessoas BEM abrangente e também bem diferente do que se relatou durante os anos que se passaram desde sua origem.

Existem Nerds em todos os tempos da história humana. Pare pra pensar: você tem alguma dúvida de que foi um nerd que descobriu o fogo?

Cara! Quem mais pra ficar cutucando uma fogueira? Que ser humano seria engenhoso o suficiente para criar um meio de carregar coisas e pessoas pra lá e pra cá? É muita coisa para se pensar e discutir, mas vamos começar trazendo a épica história do termo NERDS!

IMAGEM 00(1)Anos 50
O termo NERD ou NERDS parece ter nascido nos anos 50, onde aparecem registros das primeiras aplicações da palavra. Como toda boa “lenda”, não há exatamente uma origem confiável do termo NERD, mas três deles chamam atenção:

  1. O primeiro seria baseado num personagem chamado Nerd, de uma história infantil americana. Ele era feioso, desengonçado e não sabia se comportar direito em público;
  2. A segunda é uma derivação da palavra nurt (louco em inglês) que derivou para nurd e depois para nerd.

Essas duas primeiras “origens” são meio assim, sem gracinha, mas o terceiro caso tem mais haver:

 

  1. NERD na verdade seria uma sigla para Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, que hoje tem o nome de Nortel). A sigla era bordada nas jaquetas do pessoal que trabalhava neste laboratório. O pessoal que trabalhava nesse lugar era fissurado em suas pesquisas e passavam noites na empresa desenvolvendo experimentos. Não eram muito adeptos a irem para praia pegar uma corzinha e possivelmente também não faziam tanto sucesso com a mulherada da época, até porque nos anos 50 para você conseguir sair com uma mulher era uma burocracia do caramba. Conversar com pais, pedir permissão para eles, mãozinha dada só depois de alguns meses. Beijo? Vixxxiiii demorava mais tempo ainda. Ir além de beijos, IMPENSÁVEL! Só depois de casado. Ou seja, o terreno era propício para passar a noite toda pesquisando!

IMAGEM 02

IMAGEM 03

O fato é que esses carinhas da NERD eram muito inteligentes e super focados no que faziam. Não davam bola para outra coisa além das pesquisas, não tinham uma vida social ativa e tinham dificuldade de se enturmar com o resto da empresa. E é claro, a sociedade por sua vez aproveitou a deixa e os rotulou como NERD.

Algumas referências nerd legais dos anos 50!

  • 1950 – em 29 de março, a RCA (Radio Corporation of America) lança um tubo de televisão colorido totalmente eletrônico.
  • 1951 – em 14 de junho, foi entregue ao “U.S. Census Bureau” o primeiro computador produzido comercialmente para uso civil e fabricado em série, o UNIVAC I (“UNIVersal Automatic Computer”) encomendado pelo Censo dos Estados Unidos.
  • 1952 – um coração artificial é utilizado pela primeira vez em um ser humano, no Hospital Pennsylvania, da Filadélfia.
  • 1953 – nasce Allan Moore, que no futuro faria história criando V de Vingança, Wachtmen e vários outros épicos das HQs.
  • 1954 – data da primeira publicação de O Senhor dos Anéis.
  • 1955 – nasce Steve Jobs. No mesmo ano, morre Albert Einstein.
  • 1956 – Mole People!

https://www.youtube.com/watch?v=dEVNS3hWBwY

  • 1957 – Hanna Barbera foi fundada! Pelos cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera e responsável por desenhos que marcaram história, como Jambo & Ruivão, Zé Colmeia, Scooby-Doo e muito outros!
  • 1958 – fundação da NASA em Washington, D.C.
  • 1959 – Ben Hur! Só existem 3 filmes com 11 Oscars, Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, Titanic e Ben Hur, simples assim! Acho que já é o suficiente para você dar pelo menos uma olhada.

Existem muitas outras histórias nerds, mas não vou estragar tudo e entregar de bandeja! Quer saber mais? Então leia sobre nossas outras paradas, nessa nossa viagem pelas origens nerds:

Perguntinha curiosa: E você o que acha que faz parte da formação dos nerds?

 

Escrito pelo soldado: Ramses

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.