Com certeza uma coisa que praticamente todo nerd gosta (ou pelo menos conhece), é o bom e velho RPG de mesa (Não conhece? Então dê uma olhada no RPG simplificado). Porém, quando digo “bom e velho”, me pergunto: “o quão velho?”. Será que esse jogo da imaginação é recente?

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--1

Os RPGs de mesa são famosos pelos seus dados não convencionais. Muitos dos acontecimentos no jogo são decididos ou medidos aleatoriamente, com a rolagem de dados. E quem já jogou sabe a diferença que faz tirar 20 ou 1!

O role-playing game possui tantas formas diferentes de ser jogado, que é difícil saber quem o inventou e quando surgiu. A origem do RPG está em antigos jogos de guerra (Sabe aqueles mapas enomres que vemos em filmes de guerra épicos? Então…), porém, o primeiro livro de regras e o primeiro universo de fantasia criado e publicado oficialmente foi Dungeons & Dragons  em 1974. Mas, será que os RPGs ancestrais surgiram próximos a essa data ou são muito mais antigos?

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--2

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--3

Na grande maioria dos sistemas (nome que os jogadores dão para o universo que estão utilizando), a principal ferramenta utilizada é o d20 (d20 significa dado de 20 lados). Conhecido pelos nerds cientistas na matemática como icosaedro.

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--dados

E adivinhem? Sim! Encontraram um d20 muito, MAS MUITO antigo. Ele é egípcio e foi criado aproximadamente há 2000 anos!!!  O_O

bunkernerd-faraos-jogavam-rpg--d20-2mil-anos

Ok, ok… Não existe nenhuma prova de que egípcios jogavam RPG com ele. Porém, como existiam dezenas de jogos de tabuleiro na época, não seria estranho se um deles utilizasse um dado incomum.  Algumas pessoas afirmam que por esses dados possuírem letras gregas em suas faces, seriam usados pelo faraó para tomar algumas decisões importantes. Perae, perae…  Se o faraó tomava decisões rolando um d20, ele estava  literalmente jogando RPG com o Egito, não estava?!

10.130.1157

Muitos desses dados foram encontrados no Egito e em Roma e todos têm aproximadamente a mesma idade. Historicamente, romanos e egípcios já tinham contato nesse período, o que fortalece a ideia de um povo ter ensinado o outro a jogar/prever o futuro/tomar decisões/sei lá. =P

 

Infelizmente nenhum desses dados está em exposição e não podemos saber ao certo pra qual finalidade eram usados (RPG eu espero). Uma coisa podemos afirmar com certeza: egípcios e romanos usavam d20!

E aí, refugiado? Gosta de RPG? Quer aprender? Quer achar algum grupo? Porque não tenta entrar em uma sala no RPG 2ic. E se o RPG de computador lhe agradar mais, porque não criar o seu próprio usando o Rpgmaker?

Não deixe de comentar!

 

Escrito pelo oficial Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.