pacificrim

Como já foi dito, e muito bem inclusive, pela @MeninaSal  aqui, o filme Pacific Rim, é um filme para ser visto em telas grandes e com a maior tecnologia 3D possível no momento!

É um filme de explosões. A historia fica lá embaixo, no que diz respeito à qualidade.

Em resumo: monstros gigantes invadem o planeta Terra. A solução encontrada pelas autoridades é simples. Robôs gigantes controlados por duplas ou trios de seres humanos altamente treinados fisicamente e psicologicamente.

Reconheceu?

001Se você nasceu na década de 80, provavelmente reconheceu. E certamente lembrou das historias exageradas e as vezes caricatas daqueles seriados japoneses. Changemen, Flashmen, Jaspion, Jiraya, entre alguns outros heróis que agora não lembro, mas espero que seja lembrado nos comentários.

Estes heróis, chamados de “metal heroes” faziam parte do gênero Tokusatsu.

Segundo pesquisas exaustivas a respeito do assunto na Wikipedia, o gênero Tokusatsu, se trata de ‘filmes com efeito especial’, os quais normalmente tinham como característica o exagero em pirotecnias, computação gráfica e modelagens.

pacific rimSaindo dessa parte técnica na qual me utilizei de poderosas ferramentas de pesquisa para adquirir todo esse conhecimento, vou fazer aquilo que mais gosto, que é falar a respeito de um assunto dando minha opinião que ninguém dá a mínima. 🙂

O filme é um estereotipo do inicio ate o fim. E nesse ponto, agradeço ao meu grande amigo Gustavo Santos por opinar a respeito do assunto e me ajudar com esse post.

Desde o par romântico, passando pelos personagens ate os robôs e monstros, tudo é muito definido e ate mesmo esperado.

Mas é um ‘esperado gostoso’, acreditem!

pacific rimO filme começa daquele velho jeito. Introduzindo nosso herói, mostrando para o telespectador o quanto o herói e seu irmão gêmeo são bons e promissores. Em seguida vem aquela tragédia que tira o herói de sua zona de conforto, bem como todos os outros Jaegers Pilots!

Sim, esse é o nome dado aos robôs gigantes: Jaegers!

A partir disso tudo toda a historia se desenrola.

E ai que começam os estereótipos.

Vou começar falando do proprio filme. Como eu já disse, monstros gigantes chamados de Kaiju começam a aparecer e apavorar toda a população da terra!

pacific rim

E os humanos, munidos dos seus robôs gigantes, os Jaegers, vão ao combate dos inimigos. Assim como nos filmes metal heroes tokusatsu.

pacific rimMas diferentemente destes personagens, o controle dos robôs requer todo um treinamento e uma ciência por trás disso. São necessários dois (ou mais) pilotos e eles precisam estar em total sincronia. E não apenas no que diz respeito à sincronia de movimentos! Os cérebros, os pensamentos e as memorias devem estar em total acordo! O que faz com que parentes -normalmente irmãos, ainda melhor se forem gêmeos- sejam os melhores candidatos para pilotos de Jaegers.

pacific rimAlém disso, outras coisas chamam muito atenção no filme, como por exemplo a mocinha do filme: diferente do que estamos acostumados em relação a filmes com robôs gigantes lutando contra alienígenas, (Autobots, roll-out!!!) a mocinha do filme, Mako (Rinko Kikuchi) não é uma mulher linda e escultural. É um japonesa com um rosto normal e corpo normal, cabelinho curto e jeito de ser bastante diferente do usual, no que diz respeito as heroínas destes filmes.

Ela luta e a fragilidade dela não é física, e sim psicológica.

O que nos remete ao seu par e herói do filme, Raleigh (Charlie Hunman), que  vai do fundo do poço ate a gloria, motivado pela perda de um ente querido.

pacific rim

No que diz respeito aos robôs, os Jaegers, eles tem as suas características baseadas em suas origens, o  que é muito legal.

pacific rim pacific rim

pacific rimO Jaegers russo, por exemplo! A cabeça dele parece um reator nuclear. O que faz com que ele pareça uma Chernobyl andante! Aliás, o nome do robô é Cherno Alpha!!!! E os seus pilotos são um casal de irmãos com aquela costumeira ‘aparência soviética’. Barba e sobretudo e batom bem vermelho e cabelinho curto para a mulher!

Já o  Jaeger norte-americano é mais “tradicional”, se é que você pode dizer isso de um robô gigante. É o mais parecido com um homem, para poder demonstrar toda a perfeição da tecnologia deles, creio eu. Talvez não, mas foi isso que eu imaginei na hora.

jaegerAlguns outros Jaegers são mostrados brevemente no filme. Outros eu encontrei dados na internet.

Talvez apareçam em uma eventual versão estendida!

É o caso do Indonésio Garuda Force, o canadense Yukon Echo, o irlandês Celtic Wolf, o mexicano Matador Fury, entre vários outros… Eu particularmente acho os nomes dos Jaegers sensacionais! O cara que dá os nomes pros Jaegers está de parabéns! J

Seguindo, mais e mais clichês aparecem durante o filme. Desde o antagonista que se redime e salva o herói da morte certa, ate os cientistas geniais e excêntricos. Irmãos que se consideram rivais, nao aceitam a ideia um do outro, mas no fundo se completam.

Também tem aquela figura do generalzão frio e forte, que não cede de forma alguma, mas no fim acaba se redimindo de toda essa frieza e salvando todo mundo.

Enfim, explosões, brigas, muitos efeitos especiais, pedaços de robôs voando e incontáveis clichês fazem de Pacific Rim um dos filmes mais legais do ano.

Deixe seu criticismo em casa, lembre-se de como você achava legal ver o Jaspion e o Dayleon derrotando as criaturas transformadas em terríveis monstros pelo Satangos e aproveite pra ver isso todo com todos os efeitos e tecnologias disponíveis em 2013.

jaegerNão há profundidade na historia, ou grandes ousadias poéticas.

Mas de 0 a 10, o filme ganha um 8, pra mim.

Exatamente pelo fato de ser muito legal ver o filme e 3d e lembrando de toda aquela diversão que era assistir esses filmes.

Vale a pena, sim!

Fica aqui o meu agradecimento e um abraço e um beijo gigantesco para minha amiga Joicy Gomes que pacientemente assistiu o filme comigo e suportou todas as minhas divagações depois.

Então, aproveite o final de semana e se estiver na dúvida do que assistir, Círculo de Fogo é uma excelente opção.

Um grande abraço a todos e aguardo comentários a respeito do filme, no espaço abaixo!

Paulo Gomes, o Jaeger Pilot

 

 

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

2 Responses

  1. Daniel De Mattos Keller

    Quando vi o trailer desse filme já fiquei maluco! Cresci assistindo tds Tokusatsu possíveis, que na ápoca passavam na saudosa Rede Manchete. Poder assistir novamente ao gênero, hj contando com td a tecnologia 3D e pós produção, com certeza faz o velho coração nerd bater mais forte! 😀

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.