Saudações soldados do front! Dessa vez o papo é cabeção mesmo!

IMAGEM 01B

Já parou para pensar porque quatro horas jogando passa mais rápido do que 4 horas de aulas de cursinho pré vestibular? Essa parece uma pergunta pra prova de filosofia não? Apesar de parecer óbvia a resposta, algo do tipo “é porque eu prefiro jogar do que estudar!”, esta resposta tem um sentido mais “lógico” ou psicológico do que parece, e é claro vamos deixar essa questão mais simples e divertida para se entender.

Vamos lá, primeiro é importante saber que existem na sua cabeça dois tempos diferentes, o tempo cronológico (esse que nosso relógio marca, um segundo é um segundo para todo mundo, e um ano passa para todos nós, mesmo que não queiramos); o outro tempo é mais complexo, é o tempo psicológico, aquele que só passa para o indivíduo, ou não passa no caso de aulas de cursinho! De certa forma o tempo cronológico é quantidade e o psicológico é qualidade, de uma forma que não se dividem, porém não são a mesma coisa… Tá ficando confuso? Pois bem, vamos continuar que já vai ficar simples.

IMAGEM 01

Você já deve ter escutado várias comparações sobre o cérebro humano com um computador e isso faz todo sentido. Agora, se você considerar sua tela de computador, o que você terá no canto inferior direito da tela (na grande maioria pelo menos)? O tempo cronológico piscando, dando um alô em sua fantasia de relógio! De certa forma o cérebro faz a mesma coisa, ele está em tempo integral contanto o tempo, óbvio que não fica um reloginho no canto da sua visão, mas ele está presente, e parte de sua atenção está ali olhando para ele, reclamando que está quase na hora de comer, que é aí que você sente fome, dizendo que você esta há duas horas, trinca e cinco minutos e sete segundo numa festa de aniversário da sua tia de 90 anos!

Agora quando estamos jogando videogame, lendo um livro massa pra caramba, ou numa viagem de férias, pra que perder tempo olhando pro maldito relógio? É o que o seu cérebro faz também, ele se aliena e prefere focar em outros assuntos, só que o tempo cronológico não pára, e o que acontece? “C@cete! É 3 da matina e só foram 3 quests no WoW! Uma fome de ogro! Cara! Tenho que voltar pra casa nem vi o tempo passar!

Então onde está o “segredo” de controlar o tempo? Está no nível de concentração de uma atividade, e por mais chato que pareça a melhor maneira de fazer uma atividade ruim passar é se concentrar somente nela. Isso mesmo! Quer jogar videogame logo? Estuda com vontade, maluco! Você nem vai ver o tempo passar, pois infelizmente ainda não descobri uma fórmula de parar o relógio e poder pegar um game do começo ao fim sem dar uma pausa!

 

Escrito pelo soldado: Ramses

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.