Salve meus refugiados de plantão! Como muita gente sabe, os J-RPGs como Final Fantasy, Chrono Trigger e a série Tales são sensacionais! Por isso, quando um amigo me apresentou um spin-off da série Shin Megami Tensei, feita pela Atlus, eu fiquei bem empolgado! O jogo em questão era Persona 3 Portable, ou P3P, um remake para PSP do aclamado jogo de PS2. O jogo era extremamente bem feito, imersivo e com uma história de quebrar o coração.

Então veio Persona 4, que conseguiu deixar o que era bom ainda melhor (apesar de eu preferir o enredo do terceiro). E o que está me deixando muito feliz este ano teremos o lançamento do quinto título da série: Persona 5! \o/

Após uma longa espera, a Atlus finalmente nos mostrou um trailer (E que trailer!)! Com apenas um vídeo foi mostrado coisas dos jogos anteriores e que irão permanecer, mas também mostrou algumas coisas “novas” que me deixaram ansioso. Irei mostrar aquilo que irá, aparentemente, permanecer e o que irá retornar a franquia.

Demons are back!!
Nos títulos anteriores (Persona e os dois subtítulos de Persona 2 – Innocent Sin e Etternal Punishment) os inimigos eram os já famosos demônios de Shin Megami Tensei (que você podia convencer com sua lábia a se tornarem suas personas). No terceiro e quarto jogos, os inimigos foram substituídos pelas Shadows, que eram bem genéricos e não tinham muitas variações (posso contar umas vinte). Pelo único trailer com gameplay é possível ver um Sandman e um Jack Frost, demônios já conhecidos pelos fãs, em meio aos inimigos sendo atacados (veja aos 2’10”), sugerindo que, sim, o jogo irá se aproximar mais dos dois originais.

bunkernerd_persona5-o que esperar_1

Armas de Fogo
Em diversos jogos de Shin Megami Tensei, os personagens possuêm uma arma corpo-a-corpo e uma arma de fogo, como uma pistola ou metralhadora. Porém, em Persona 3 e Persona 4, elas foram deixadas de lado (quem iria vender armas de fogo para… esquece, um policial vende suas armas e armaduras no 3), provavelmente devido ao fato que para invocar uma Persona no terceiro jogo seja preciso usar uma ferramenta que tem o formato de uma arma e “atirar” na sua cabeça, fazendo alusão ao suicídio.

Como visto no trailer, será possível equipar armas de fogo. Também vemos o protagonista usando uma pistola, enquanto que o cara loiro usa uma escopeta e o gato usa um estilingue gigante (LOL), o que sugere fortemente que teremos armas de fogo no Persona 5.

Passagem do Tempo
Um dos conceitos mais interessantes dos dois últimos Personas foi o uso da passagem do tempo, em que você tinha um limite para tudo que era possível ser feito. Com a duração de um ano, o jogador tinha que escolher como passar seu tempo de forma inteligente para ganhar XP, aumentar seus relacionamentos com seus amigos e ganhar dinheiro.

Como mostrado em diversos momentos do trailer, existe uma data no canto esquerdo superior, que mostra o dia do ano e da semana em que o jogador está atualmente. Acho isso interessante porque é um dos únicos jogos que retratam a passagem do tempo de forma realista para o jogador, sendo impossível, sem o uso de um guia, fazer tudo que o jogo oferece em uma única campanha.

bunkernerd_persona5-o que esperar_2

Vida escolar
Em todos os jogos da série, o protagonista é um estudante do ensino médio (geralmente do segundo ano). Como mostrado no trailer em diversos momentos (como quando um professor taca um giz na cabeça do protagonista). Persona 5 não será diferente.

Até agora foram mostrados dois dos seus colegas e o uniforme da escola, sendo que o nome da escola (Shujin Academy) é uma brincadeira com a palavra em japonês para “prisão” (Shuujin), o que pode aludir ao tema principal do jogo.

Tokyo City
Em geral, os jogos da série se passam em cidades fictícias, como Iwatodai City do Persona 3 e Inaba no Persona 4, mas desta vez a Atlus decidiu fazer diferente. O jogo se passa na cidade de Tokyo, com locais famosos como Shibuya aparecendo no trailer. Isso pode significar muitas coisas, já que grande parte dos jogos Shin Megami Tensei se passam na capital do Japão.

Temática de Prisão
Em todos os jogos, o protagonista deve entrar na Velvet Room para adquirir novas Personas e em cada jogo ela assume um formato diferente, relacionado ao tema central. No terceiro jogo era um elevador e no quarto, um carro em movimento, mas agora no Persona 5 será uma prisão. Isso pode estar relacionado também ao tema de vigilantismo, fortemente presente em vários momentos do trailer, como as roupas dos personagens e suas máscaras. No primeiro teaser lançado, já havia a representação de uma prisão, com cadeiras com bolas de ferro em suas pernas.

bunkernerd_persona5-o que esperar_3

Transformação
Os métodos de invocação das Personas variam de jogo pra jogo: espíritos saindo do seu corpo (Persona), destruir cartas de tarot (2 e 4) ou cometer “suicídio” (3). A cena final do trailer mostra o protagonista dando um sorriso meio doentio, seus olhos amarelados e sendo coberto de chamas azuis, fazendo uma cara parecida com o seu persona, chamado Arsene.

Minha interpretação é que os personagens irão se transformar em suas Personas, ao invés de simplesmente invocá-las, o que pode trazer algo parecido com o que foi feito com Digital Devil Saga, aonde os personagens viravam demônios. Até agora isso não foi confirmado, mas acredito fortemente que será o caso em Persona 5.

bunkernerd_persona5-o que esperar_4

O lançamento de Persona 5 ainda não tem data definida para PS3 e PS4. Para quem não conhecia a série, espero que estejam com vontade de jogar, pois são ótimos games. Fica a dica!

Falou e até a próxima vez, refugiados de plantão!

 

Por Caio De Paula

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.