Pink it´s my new obsession
Pink it´s not even a question
Pink on the lips of your lover, ´cause
Pink is the love you discover

Salve, salve, suas lindas! Não, não estamos fazendo propaganda de Vanish! Hoje minha atenção é pra vocês! Como vocês já devem saber, este é o mês do Outubro Rosa!

bunkernerd-outubro-rosa-1

As roupas são rosas, as unhas são rosas, os batons são rosa, Murilo Rosa, Samuel Rosa…Tudo é rosa! Maaaas, você sabe o porquê de toda essa movimentação cor-de-algodão-doce? O Outubro Rosa é um movimento praticado em todo o planeta, com o objetivo de alertar e comunicar sobre o câncer de mama, uma doença que atinge mulheres no mundo inteiro.

bunkernerd-outubro-rosa-angelina-jolieVocês devem lembrar do “bafafa” que foi quando a artista Angelina Jolie revelou que iria retirar os seios (sim, ela arrancou os peitos fora). A justificativa que Angelina forneceu a imprensa foi que ela possuía 80% de chances de desenvolver o câncer de mama e sua atitude foi se prevenir cirurgicamente, através de mastectomias. Ok, ok! Ela colocou as próteses logo depois, realizando uma outra cirurgia para reconstruir as mamas (sim, ela tem dinheiro), mas o ponto é, até ELA, uma das mulheres mais lindas e sexy do mundo, não conseguiu escapar do câncer de mama.

Pois é, meninas! Esse é só um exemplo do que pode acontecer, caso vocês mulheres, não deem atenção a essa questão.

Como nós aqui do BunkerNerd nos importamos muito com todas as nossas refugiadas, trouxemos algumas dicas para você também participar do movimento Outubro Rosa.

Beba o Suco Rosa!

Pode parecer bobagem, mas cuidar da alimentação pode fazer muita diferença! O câncer é uma doença extremamente mutável. Isso significa que essas doenças podem mudar de uma hora para outra e, além do fator genético (ou seja, se sua mãe ou avó tiveram câncer de mama, você tem grandes chances de também desenvolver a doença), fatores externos também podem influenciar na manifestação do câncer de mama.

Infelizmente, muitos alimentos que consumimos veem banhados em hormônios e outras substâncias químicas que podem desencadear muitos problemas em nosso corpo. Por isso, de preferência a coisas mais naturais. Beba sucos ou chás naturais ao invés de refrigerantes, por exemplo. Beba muita água! Coma menos frituras e comidas pré-prontas ou congeladas. Pode ser chato no começo, mas vai ver como as diferenças aparecerão rapidinho! 😉

Seja engajada(o)
Muitas iniciativas legais acontecem durante o Outubro Rosa. Veja o que sua cidade, escola, empresa ou bairro está fazendo. Informe-se! Participe! Além de aprender você ainda pode ter a chance de ajudar outras pessoas. É impressionante o quanto aprendemos, quando enxergamos o que essa ajuda pode fazer de diferença na vida de outras pessoas.

bunkernerd-outubro-rosa-2

bunkernerd-outubro-rosa-3

A conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, é vital para sensibilizar a população. Não basta apenas pendurar um monte de lacinhos cor-de-rosa por aí e voltar pra vida comum! Ações como corridas, desfiles de modas com sobreviventes (de câncer de mama),etc, mostram os efeitos e consequências do câncer de mama e isso, sim, pode fazer alguma diferença.

Faça o bendito Exame Preventivo
Nerds! Na boa, façam o exame preventivo! É simples, indolor e pode fazer toda a diferença na sua vida e na das pessoas que te querem bem. “Ah, Keller, você tá falando porque não é sabe o que é ser mulher! Porque é humilhante! Porque é desconfortável! Homem só reclama daquelo que não sabe! Mimimimiiii!” Não, não tem nada a ver!

Primeiro, que o câncer de mama não é exclusivo das mulheres. Homens também podem desenvolver a doença e, justamente porque não existe um esforço de conscientização desse fato, muitos são vitimas do câncer de mama porque nem ficam sabendo que possuem a doença.

bunkernerd-outubro-rosa-4

“Não existe mulher maravilha quando se trata de câncer. Ninguém está imune. Faça o auto-exame”.
— Campanha contra o câncer de mama veiculada nos EUA —

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos através do exame preventivo. Porém, cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes, o que causa muito mais sofrimento. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são excelentes.

O que é o auto-exame?
É um exame mensal que se pode fazer em si própria(o) para verificar a presença de câncer nas mamas.

Como pode ser feito?

bunkernerd-outubro-rosa-5

Fale com o seu médico! Visite um centro médico próximo da sua casa ou do seu trabalho. Converse! Informe-se! O BunkerNerd apoia o movimento Outubro Rosa e deseja a todas as refugiadas, muita força e saúde!

Longa vida à nação nerd (e um abraço especial em nossas refugiadas!)

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!