Caros amigos nerds, estão preparados para viajar na maionese? O post de hoje traz mais perguntas malucas do que respostas, sendo algumas delas:

  • Quem somos nós?
  • Porque vivemos nesse planetinha azul, no meio de um vazio infinito (ou quase isso)?
  • E qual a nossa função aqui no Universo?

bunkernerd-quem-somos-nos-existe-resposta

É refugiado… Já pensei muito sobre isso e até hoje não conclui muita coisa, mas a física me ajudou muito em relação a isso. Portanto, decidi dedicar a matéria de hoje para falar sobre isso! Então antes que comece a ler esse texto, gostaria de avisar que NÃO tenho a intenção de dizer que a verdade absoluta e, muito menos, afirmar que suas crenças estão certas ou erradas. Apenas quero trazer a discussão sobre o que acredito e sobre as informações que obtive através da ciência. Preparados? Então vamos lá!

Primeiramente, não podemos começar essa discussão sem mencionar o Big Bang.

bunkernerd-quem-somos-nos--big-bang

Bom, todos devem saber o que foi esta grande explosão. Não quero falar sobre o que havia antes, como aconteceu e muito menos o porquê, mas sim, de como as coisas surgiram à partir dela. Aproximadamente 13,7 bilhões de anos atrás, TUDO era energia e como sabemos, ela não ocupa lugar no espaço. Por isso ficava concentrada em um único ponto. E então… BAAAANGGGGG!!!! (mentira, não tem barulho no vácuo =P ). Tudo expandiu! Uma parte dessa energia teve sua velocidade reduzida, fazendo-a entrar em um estado diferente, chamado de matéria (apesar de não ser exatamente assim, vamos entender que matéria é “energia parada”). Com isso a energia transformou-se nos planetas, estrelas, poeira, enfim, tudo que pode ser visto ou tocado. E a outra parte continua em seu estado natural, assim como a luz, o calor e a eletricidade.

Se formos estudar o funcionamento do Universo, podemos perceber que tudo está baseado em movimento. A natureza inteira, se mantém organizada por estar em constante mudança e também está em constante movimento, seja desde o deslocamento das galáxias e dos planetas, até as reações químicas como a colisão de átomos. Pare para pensar: você consegue fazer alguma coisa que não envolva movimento? Ou melhor, você conhece alguma coisa que não envolva movimento? Com certeza, a resposta será não!

E é aí que entra nossa primeira discussão. Se você deseja mover um objeto, é necessária uma quantidade de energia proporcional a massa desse corpo. Em outras palavras, se desejo acelerar um objeto, basta acrescentar energia e se eu quiser pará-lo, preciso remover energia.

Ótimo! Agora vamos começar com a parte maluca (sim, é agora que começa a maluquice de verdade)! Vamos considerar que rolei um dado de 20 lados, e caiu o número 20.

bunkernerd-quem-somos-nos--d20

Posso pensar que sou sortudo, mas se pensarmos, forneci uma quantidade de energia exata para o dado. Isso significa que nenhum outro número poderia ter caído no lugar. Ok, ok, você pode estar pensando: “Mas a quantidade de energia que você fornece é aleatória”. Porém, talvez não seja! Afinal o movimento que fiz com meu braço só foi um, pois a energia que passou pelos meus nervos não possibilitou nenhum outro e pensando assim, entramos em um loop onde todos os resultados eram os únicos possíveis.

Então, será que a energia pode decidir tudo que vai acontecer? Se sim, todas as nossas futuras ações já estão “escritas” e foram todas decididas no momento da criação!

bunkernerd-quem-somos-nos--o-segredoTentando responder minhas perguntas, passei a procurar alguma relação entre as religiões e a ciência. E percebi que, na maioria das religiões, existe um ser superior que controla todas as coisas, fazendo assim “a sua vontade”. Então Deus e energia seriam a mesma coisa? Sinceramente eu não sei, mas não descarto a possibilidade.

Um livro que sugere essa mesma ideia é “O Segredo” (The Secret, de Rhonda Byrne, transformado em filme em 2006). Essa obra também afirma que é possível alterar o futuro com os nossos pensamentos. A partir desta parte, já não concordo muito… Porém, confesso que me fez ter uma visão diferente sobre o funcionamento do Universo.

Agora vamos pensar: já que matéria também é energia, existe algo que não seja? Não, pois ela é tudo! Todos nós fazemos parte de algo enorme, chamado Universo e voltando a pergunta inicial sobre quem somos nós, respondo com a frase:

“Nós somos a parte da Natureza, que está tentando entender ela mesma”.
(Perdão refugiados, não encontrei o autor. Mas com certeza é um cara bem inteligente xD)

Ainda há muito o que se pensar sobre esse assunto e não temos nenhuma certeza ainda, mas tudo fica mais fácil se pensarmos juntos! Não deixe de comentar seu ponto de vista! Valeu e até a próxima!

 

Escrito pelo sodado: Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.