Salve salve nerdaiada! Como alguns de vocês já sabem, além de ser o General das Mitologias aqui do nosso bunker, também sou designer (piada pronta para meus colegas generais)! Por isso, hoje trago uma matéria diferente, focada em um termo bastante utilizado na área de design: REBRAND.

Rebrand

Rebrand é um termo utilizado quando uma marca, já beeeeem conhecida no mercado, decide dar uma repaginada. Em inglês, marca se escreve brand, portanto, re-brand significa refazer a marca. Mas não é tão simples (Se é que alguém aí pensou que fazer uma marca é simples!).

rebrand-xerox rebrand-starbucks rebrand-pepsi

Podem ver, nesses exemplos acima, que algumas marcas mudam drasticamente a sua “cara”. Isso não fica só na marca, mas em toda a forma como a empresa se comunica com o mercado e com o público consumidor. Para vocês entenderem melhor onde quero chegar, existe um outro termo chamado branding, que significa criar todo o conceito por trás de uma marca.

Quando se cria uma marca, seja para uma grande multinacional, seja para uma loja de cachorro quente, também se deve criar normas, regras e especificações para tudo sempre seja feito da melhor forma possível, mantendo sempre a marca como deve ser. Isso significa pensar em cores, letras, materiais como cartões, crachás, folders, flyers, banners, outdoors, imagens representativas, uniformes e mais um quinquilhão de outras coisas!

É um trabalho enorme, mas muito legal de se fazer! É muito massa ver a marca, o conceito que você fez, aplicada em um outdoor, em um veículo ou em uma fachada! É o seu trabalho passeando pelo mundo! =D

Recentemente, uma das maiores e mais conhecidas empresas do mundo decidiu dar esse passo e dar AQUELA reformada: a NASA! Eu já falei de algumas coisas legais que a NASA trouxe para nossas vidas ao longo de sua história, mas agora foi a vez do designer Max Lapteff dar um presente para a empresa!

nova-nasa--1

Max foi o responsável por fazer a releitura de uma das empresas mais importantes e representativas na história da humanidade! O trabalho final que ele fez ficou fantástico!

nova-nasa--2

nova-nasa--3

Aqui pudemos ver a preocupação com as letras e as cores. Lembram que eu descrevi como isso era importante? Outra coisa que é vital quando fazemos um rebrand de uma empresa, são as várias formas de aplicação da marca. Onde ela pode ser aplicada e de que forma? Essas são algumas das perguntas que Max teve que responder e as respostas não podiam estar mais certas!

nova-nasa--4

O design, assim como a NASA, não tem fronteiras, nem limites (além da imaginação) e rebrand é uma tarefa para poucos! Ter a chance de pensar e idealizar todo o processo de uma marca como a da NASA, Pepsi ou Coca-Cola é o sonho de muitos designers! =D

nova-nasa--5

O design não está aí só para tornar as coisas mais bonitas e fazer você gastar mais dinheiro! É uma ferramenta! Uma forma de comunicar e solucionar problemas! Se re-brand significa, entre muitas coisas, repensar, design significa materializar, trazer significado, comunicar e melhorar!

O mundo é mais com um pouco de design! Rebrand é a arte aplicada sobre a arte! Parabéns a Max Lapteff e a todos os designer que trabalham arduamente para deixar o nosso mundo mais bonito e muitas vezes, melhor!

 

Daniel Keller sente muito orgulho de poder chamar um cara desses de “colega de trabalho”!

 

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!