Você molharia seus dados de RPG? Colocaria-os em água com sal? Não?! E se fosse pra saber se eles são devidamente balanceados e assim, poder escolher o melhor dado para jogar o seu RPG de todo domingo sempre?

Então deixa eu te contar uma história…

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_storytelling

Eu sempre fui muito afeiçoada aos meus dados. Confesso que, de tudo o que eu sou chata e não coleciono nada, eu coleciono dados. Só dados. Muitos dados!

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_colecao

— RPG e pizza? Combinação perfeita! —

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_Chessex Frosted WhiteDesde 2005, quando despertou em mim o interesse pelo RPG, eu comecei uma modesta coleção de dados multifacetados poliédricos. Regulares, irregulares, vários dados diferentes entre si. Em 2006, no meu aniversário, veio o primeiro setChessex Frosted White. Presente do Chico. Pensa no amor que eu tinha pelo set né.

E com o primeiro set veio o segundo, o terceiro, os de presente pros amigos, importados, nacionais, etc. Entre os sets vieram muitos, MUUUUITOS dados avulsos.

Uma coisa sempre me deixou encucada: será que esses dados são balanceados? O set que meu amigo me deu sempre tirava números médios, nada muito bom nem muito ruim, mas ele tinha uma predileção por níveis baixos, e isso fazia eu errar por pouco as coisas no jogo. Eu me achava muito azarada, principalmente quando meu namorado também começou a jogar na mesa que eu narrava. Ele só tirava números altos. Poucos 20s, mas vários números bem próximos a 20.

Aí veio meu set azul esverdeado transparente. Chessex Translucent Teal. E o d20 veio com um defeitinho, uma “barriguinha” entre o 10 e o 17.

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_Chessex Translucent Teal

Pensei: “Pronto! Nunca vou tirar números bons nesse dado!”. E ele sempre deu números ótimos! Virou meu “dado matador de player” porque eu sempre rolava vários 20s com ele (em um episódio, consegui 5 seguidos, seguidos de um 1!!!) e vários números bons. Claro que isso o tornou meu dado favorito, uso sempre, até hoje (tenho ele desde, hummm… 2007… é, faz tempo!) e ele sempre me dá bons resultados.

Assistindo a vídeos no YouTube, encontrei métodos para determinar o balanceamento de bolas de golfe e, finalmente, num vídeo que usava um desses métodos para testar dados em geral.

Testei o dado azul esverdeado e me surpreendi com o resultado: ele está balanceado! Você está se sentindo corajoso hoje? Topa molhar (e temperar!) seus preciosos d20s? Se a resposta for sim, anote o que você vai precisar de:

  • 1 copo transparente cheio até mais ou menos a metade com água (da torneira mesmo!)

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_1

  • Sal de cozinha (fino) em uma boa quantidade

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_2

Coloque algumas colheres bem cheias de sal dentro do copo com água. Eu usei mais ou menos isso:

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_4

Misture a água e o sal no copo, e deixe o sal decantar um pouco no fundo. Coloque seu dado dentro do copo e faça-o girar enquanto ele bóia dentro da água.

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_3

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_8 bunkernerd_rpg_mandinda de dados_9 bunkernerd_rpg_mandinda de dados_10

Se seu dado afundar, significa que ele é denso demais para a água salgada e não é possível medir se ele é balanceado ou não.

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_5

Se ele boiar, você deve atentar para duas situações:

1 – Dado desbalanceado: o dado gira e sempre volta para a mesma face;

2 – Dado balanceado: o dado gira e cai cada vez em uma face diferente, podendo repetir uma ou outra face mas geralmente caindo em faces diferentes.

Obtive melhores resultados, tanto em facilidade de fazer o dado boiar quanto em melhor balanceamento nos dados transparentes e obtive os piores resultados nos dados opacos com cores sólidas, pois afundaram na maioria dos testes.

Os dados mais balanceados foram estes:

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_6

Os não-testáveis foram estes:

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_afundados

Os desbalanceados foram estes:

bunkernerd_rpg_mandinda de dados_desbalanceados

O bom balanceamento dos dados é importante para a aleatoriedade que deve existir em um jogo de RPG. Claro que nós sempre vamos querer que nosso personagem tire números bons, mas na vida real nada é 100% acerto. Por isso, temos erros que nos fazem aprender e, numa mesa de RPG, são alguns erros que tornam o jogo engraçado e divertido, afinal, haverão fails épicos para vocês darem risada nas mesas futuras.

Eu, particularmente, prefiro dados bem balanceados para jogar e como o dado azul me dá muita sorte (por qualquer motivo que seja), prefiro usar quaisquer outros quando a jogada vai afetar muito o andamento da campanha (embora, como mestre, eu sempre possa usar o recurso que todo mestre usa de vez em quando: mentir o resultado da rolagem).

Como eu não gosto de rolar em segredo, acredito que a aleatoriedade do dado me dá o suspense necessário, também, para determinadas cenas.

E os seus dados, são balanceados? O que você prefere, a certeza de boas rolagens ou o suspense das rolagens aleatórias?

 

Por Pati Valduga (the Dungeon Master)

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.