sem-cabecaSalve Nerdaiada! Aproveitando o gancho do último post, quero contar mais uma história pra vocês! Sim, eu estou inspirado (Talvez possuído?!)! Lembram que eu comentei desse sujeito? Se não lembram, com certeza conhecem a figurinha aí! Essa história é uma das mais conhecidas do Dia das Bruxas, então, não tinha como não falar dela!

 

A ORIGEM
A lenda tem origem na Escócia (Adoro as lendas e mitos dessa região! É fonte de inspiração que não acaba mais!), e envolve os membros do Clã Maclaine (Não Macleod! Maclaine!), do distrito de Lochbuie. Até hoje as pessoas evitam andar por algumas estradas da região depois do cair da noite…

Um cavaleiro fantasma ou como é conhecido, O Cavaleiro Sem Cabeça… Os moradores locais dizem que o cavalo teria cascos brilhantes e que seria possível ouvir o som das rédeas, acompanhados de um outro som, tão sinistro e fantasmagórico que gelava o sangue dos mais corajosos. Ver esse cavaleiro é um sinal de mal presságio e morte.

a lenda

A lenda conta que o nome do cavaleiro era Ewen, filho do chefe e herdeiro do Clã MacLaine. Porém parece que Ewen possuía uma inveja e um ódio enormes do pai, e isto fez com que ambos acabassem se enfrentando em combate.

A batalha ocorreu em Lochbuie em 1538. Os dois exércitos se encontram, e, em meio a uma batalha sangrenta, Ewen teve a cabeça arrancada por um golpe de machado, dado por um dos seguidores de seu pai. Desde então, inúmeros relatos descrevem sua aparição.

Montando em um cavalo negro, o cavaleiro sem cabeça surge para recolher as almas daqueles mortos em campos de batalha. Reza a lenda que Ewen teve uma presságio sobre a sua morte. Uma velha bruxa, conhecida também como a Fada Lavadeira, encontrou-se com Ewen antes da dita batalha e revelou a morte que o cavaleiro haveria de ter. A descrição de COMO a velha bruxa revelou o trágico destino de Ewen é um pouco bizarra, mas, qual lenda não é?! Ewen encontrou a velha agachada próximo a um riacho, e lhe perguntou se sua camisa estava entre aquelas, sujas de sangue de guerreiros mortos em batalha, que ela estava lavando. A velha bruxa respondeu que sim. Chocado, Ewen perguntou se não havia uma forma de evitar um destino tão horrível e a velha disse que, se sua esposa espontaneamente servisse manteiga para ele no café, estaria livre da morte. No dia seguinte a esposa de Ewen não serviu manteiga, e Ewen comeu seu pão seco, aceitando seu destino.

Resumindo, é um espírito-irritado-da-porra-que-quer-mais-é-arrancar-cabeças-de-todo-mundo (Espírito vingativo? Naaaaah! XD).

a-obraA Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
de Washington Irving

Escrito originalmente em 1820, “A lenda do cavaleiro sem cabeça” apresenta a história do estranho professor Ichabod Crane e da bela Katrina Van Tassel, a filha de um poderoso fazendeiro de Sleepy Hollow, cidade assombrada por uma estranha aparição, o fantasma de um soldado decapitado, conhecido como O Cavaleiro Sem Cabeça.

A história de passa no de 1799. Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos onde o fim das vítimas era no mínimo curioso: todos terminavam decapitados (algo não muito comum entre assassinos da época). Os moradores acreditam que o criminoso seja um espírito, um ex-combatente de guerra que perambula todas as noites à procura de sua cabeça, perdida em batalha.

Após uma festa na casa dos Van Tassel, Crane acaba sendo perseguido por essa estranha criatura. Depois do susto, Crane começa uma investigação que pode lhe custar, literalmente, a cabeça. Com a de Katrina – por quem nosso protagonista já curte uma paixão impossível – Crane descobre pistas de algo sinistro e que envolve todos os moradores do condado de Sleepy Hollow.

A lenda do cavaleiro sem cabeça é um dos contos de terror mais populares da literatura. Sua última adaptação se deu pelas habilidosas mãos do diretor Tim Burton, em 1999, com Johnny Depp no papel de Ichabod Crane e Christina Ricci como a jovem Katrina Van Tassel.

O FILME
Como já comentei, A lenda do cavaleiro sem cabeça de Tim Burton é uma boa pedida para esse mês de Halloween!

sleepyhollow-nova-serie

Jonny Depp está excelente e o clima cinza e nebuloso do filme te mantém tenso o tempo inteiro. Os momentos cômicos (Jonny Depp né?!) dão o tom de diversão suficiente para o filme não ficar maçante e o espírito do cavaleiro… Nerds! Na boa! Eu achei FODA!

E MAIS!
Em minha pesquisa, descobri que a FOX produziu uma série, chamada Sleepy Hollow. Olha só?!

Ichabod Crane acorda, teoricamente voltando das garras da morte, só que 250 anos no futuro. Pra complicar um pouco mais a cabeça do moço, logo ele descobre que a humanidade está condenada e que ele é a única esperança de salvação do mundo.

A série é dos mesmos produtores das franquias de Stark TrekTransformers e Fringe. Essa repaginada moderna mistura ficção fantástica (fantasmas, demônios e talz) com uma dinâmica policial e investigativa. Tudo para mostrar que a danação da humanidade pode estar ligada a um erro cometido há muito tempo no passado.

http://www.youtube.com/watch?v=1hFg9qS_u3w

#Ficadica!

Existem muitas outras histórias e lendas fantásticas para discutirmos aqui! Só que são muitas! Hehehe! Querem mais lendas e mitos?! Comentem aí!

Daniel Keller – Quer uma fantasia de cavaleiro sem cabeça pro Halloween!

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.