mutantes

Se você sonha em ser um mutante como Wolverine, Magneto ou até mesmo como o professor Charles Xavier, prepare-se para a grande notícia do dia que mudará toda a sua vida. VOCÊ É UM MUTANTE. Aliás, todos nós somos mutantes.

mutantesPara “aqueles” que talvez em algum lugar remoto nunca tenha ouvido falar nos X-Men ou não conheçam sua história, uma breve explanação a respeito. Os personagens foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby pela Marvel Comics, e correspondem a uma equipe de super-heróis liderados pelo professor Charles Xavier. Estes incríveis mutantes adorados em todo o mundo, são humanos que por alguma modificação genética adquiriram super poderes como levitação, telepatia, entre outros, geralmente manifestados na adolescência. Desde a sua criação, os X-Men vivem uma constante batalha contra os mutantes “do mal” a fim de protegerem os humanos, que os temem por suas características especiais. Assim, o embate entre as duas raças é o tema predominante nas histórias.

Ao contrário destes super-heróis não possuímos super poderes, no entanto, como mencionado acima, somos todos mutantes. Desde a primeira célula até àquelas que formam o meu e o seu corpo, o material genético de plantas e animais sofreu e vem sofrendo transformações ao longo do tempo, resultando nas tão conhecidas mutações.

mutantes

Mas o que é o material genético? O que são mutações e como elas ocorrem?

mutantesTodas as células, com exceção das hemácias (os famosos glóbulos vermelhos, um dos componentes do sangue), possuem núcleo. Dentro do núcleo existem moléculas que contêm as informações para a formação de uma planta ou animal, o DNA. EM TODOS OS ORGANISMOS CELULARES, O MATERIAL GENÉTICO É O DNA. As informações contidas nesta molécula dirigem as atividades celulares guiando o desenvolvimento, funcionamento e comportamento de um organismo, ou seja, características como cor da pele, altura, cor do cabelo, dentre outras, estão aí inseridas. Portanto, eu não sou igual a você, nem você igual a seu irmão, somos diferentes uns dos outros. NENHUM SER HUMANO É IGUAL A OUTRO, nem mesmo os gêmeos, as pequenas modificações no material genético conferem essa exclusividade a cada indivíduo.

O DNA é uma molécula dupla hélice (duas fitas que giram ao redor de si mesma) composta por sequências de nucleotídeos (essas letrinhas na figura 2). As informações, por sua vez, são codificadas nessas sequências, ao qual damos o nome de gene. Os genes, portanto, correspondem a uma sequência de nucleotídeos responsáveis por uma determinada característica. Na maioria dos casos, vários genes estão envolvidos na expressão de uma única característica, como a cor da pele, por exemplo.

Figura 1. DNA dupla hélice

mutantes

Figura 2. Nucleotídeos

mutantes

Modificações ocorridas nestas sequências são chamadas de mutações, e os genes alterados são chamados de genes mutantes. Ao contrário do que ocorre nos X-Men, as mutações em geral são desastrosas para o organismo, ou seja, não resultam em super poderes, mas em alguns casos em doenças, como o câncer, por exemplo. No entanto, elas também geram variabilidade, ou seja, faz com que nós sejamos diferentes um dos outros. Em outros, são positivas, um exemplo disso, são os ruivos, resultado de mutação.

mutantesAs modificações ocorridas são copiadas e transmitidas de pais para filhos, e gradativamente, as mutações se acumulam no DNA, e é possível observar seus efeitos por meio das diferenças entre os organismos. Para que esta informação seja passada através das gerações, o DNA é replicado (copiado), por meio de um processo extremamente preciso, o que resulta em baixas taxas de mutação. Portanto, as mutações não ocorrem com frequência, ao contrário, a replicação deve ser mantida de maneira mais fidedigna afim de que não se ocorram danos ao material genético e consequentemente ao indivíduo.

mutantesPor fim, mesmo que neste momento você esteja um pouco decepcionado porque suas mutações não te transformaram em um X-Men, acredite, elas te trouxeram a este estágio da evolução e te possibilitaram ser único em meio a cerca de 7,2 bilhões de pessoas. Ok, seria bem mais legal você ler a mente das pessoas ou se regenerar mais facilmente… mas já que não podemos usufruir de tais possibilidades, nos contentamos com estes maravilhosos personagens que nos encantam a muito tempo.

Bye bye … Até a próxima.

Por Karla Sousa

 

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.