Super bowl

Bom dia, refugiados! Hoje, venho falar sobre um dos assuntos mais comentados deste final de semana que acaba de passar, o Super Tigela, ou melhor, o Super Bowl! Para quem não tem noção sobre o que eu estou falando, o Super Bowl é a final anual do campeonato de futebol americano nos EUA. Um dos eventos mais lucrativos do esporte mundial e um dos eventos mais aguardados do ano no país.

Super bowl 2014

Ontem, tivemos a edição XLVIII do evento com o jogo entre Seattle Seahawks e Denver Brocos terminando com uma lavada do Seahawks que venceu por 43 a 8, mas isso não é o importante da matéria de hoje.

Algo intrigante sobre o Super Bowl é que inúmeras pessoas que sequer sabem as regras ou realmente gostam do jogo se mobilizam para assistir o jogo. Como acompanho a NFL (Liga Americana de Futebol Americano) há mais de 10 anos, costumo presenciar isso anualmente. Diversos amigos e conhecidos se manifestam, postam milhares de coisas nas redes sociais, fazem apostas, organizam eventos, tudo por um evento de um esporte que mal conhecem.  Mas se enganam aqueles que pensam que o Super Bowl acontece apenas pelo esporte! Tudo que acontece no jogo e ao redor do jogo é que faz a magia do evento.

Super bowl 2014

Primeiro são os comerciais. Apesar de não vermos ao vivo, todo mundo já viu ao menos uma vez um comercial que foi ao ar durante o Super Bowl, momento que os publicitários despejam toda sua criatividade para fazer os comerciais mais irados da televisão mundial. E isso acontece porque durante o evento é que as emissoras de TV tem a maior audiência nos EUA no ano. E com isso, o segundo de propaganda mais caro do mundo (este ano, a FOX vender por U$4 milhões o comercial de 30 segundos, ou seja, U$133.333 o segundo!).

Entretanto, este ano, muitas pessoas reclamaram e disseram que os comerciais foram os mais sem graça dos últimos anos.  Mas aqui vão alguns dos que eu achei mais irados!

https://www.youtube.com/watch?v=i_eiTQy1QZw

http://www.youtube.com/watch?v=zl0zw1YVZd4

Algo interessante para citarmos, é fato do crescimento da audiência do Futebol Americano no Brasil. Números apontam que entre as 16h e 1h, o FA é o evento que tem a segunda maior audiência da TV paga entre homens dos 18 aos 32 anos, perdendo apenas para o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Segundo é o Show do Intervalo. Este é o momento em que até as mulheres que não suportam assistir o jogo, vem correndo para frente da TV. Uma produção espetacular que todos os anos surpreende de alguma forma diferente. Primeiro, temos que o palco onde é realizado o show é montado em 5 minutos, para um show de 20, e então tem que ser desmontado nos mesmos 5. Luzes, efeitos especiais, pirotecnia de deixar qualquer superprodução boquiaberta.

Super bowl 2014 Super bowl 2014

E é claro que shows não se fazem sem grandes artistas. Tina Turner, Phil Collins, Aerosmith, U2, Shania Twain, Sting, Janet Jackson, Puff Daddy, Justin Timberlake, Britney Spears, Paul McCartney, The Rolling Stones, Prince, Bruce Springsteen, The Who, The Black Eye Peas, Slash, Madonna, LMFAO, Cee Lo Green, Beyonce, Bruno Mars, Red Hot Chilli Peppers. Estes são alguns dos nomes que pareceram nos palcos do Super Bowl desde 2000.

PAUSA PARA MOMENTO CURIOSIDADE: O nome do evento “Super Bowl” vem do “Bowl Game”, que se tratava de um jogo de pós-temporada do futebol americano colegial. No início do século XX, o Bowl Game era um jogo que fazia parte do Torneio das Rosas de Pasadena que a partir de 1923 passou a ser jogado no Rose Bowl Stadium (estádio aonde o Brasil derrotou os EUA na Copa do Mundo de 1994 e a Itália na final, se sagrando Tetra Campeão Mundial – É TEEEEEEEEEETRA). A propósito, o estádio recebeu esse nome porque tinha o formato de uma tigela. Então, a partir do “Bowl Game”, que passou a ser chamado de “Rose Bowl” todos os grandes eventos do Futebol Americano passaram a ser chamados de “Bowl”. Seguindo…

E terceiro, é claro que temos o esporte. Muita provocação, vários jogadores fanfarrões, as porradas mais lindas, e a curiosidade daquele que não tem ideia do que está acontecendo na televisão. Para quem conhece o jogo, é o momento de ver aqueles que foram os melhores times da temporada, para quem não sabe, é hora de perguntar as regras, explicações do que está acontecendo, porque uma segurada na camisa é falta, entre várias outras coisas que vão surgindo.

Algo realmente interessante e que mostrou o quanto o Super Bowl vem ganhando popularidade é que uma rede de cinemas brasileira passou o jogo ao vivo em algumas de suas salas espalhadas pelo Brasil (DAMN YOU! Tinha que ter passado em Curitiba!).

Outro fato do Super Bowl é que ele não é disputado na casa dos times que vão jogar (porém, pode acontecer). Até 2017 já temos definido o lugar dos próximos jogos! Inclusive, o estádio que sediará o Superbowl  50 nem está pronto ainda, que será o Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórina, o novo estádio do San Francisco 49ers.

E se você já está pensando em ir assistir no estádio para assistir, prepare o seu bolso. Este ano, quem comprou o ingresso assim que as vendas se iniciaram, pagou “apenas” U$ 1.200,00 no ingresso mais barato, sem nem mesmo saber quem seriam os times que iriam jogar! É algo como está acontecendo para os jogos da segunda fase da Copa do Mundo, que você compra os ingressos sem saber quem serão os times que irão jogar! Por pura e simples curiosidade, umas 3 semanas antes do jogo, fui ver o preço dos ingressos e quase tive um ataque cardíaco! O ingresso mais barato estava sendo vendido por não menos de U$ 2.200,00, e os mais caros, acreditem, ultrapassavam os U$ 300.000!

Super bowl 2014

Outro fato interessante é sobre a segurança do evento. Todo mundo sabe que os americanos se tornaram absurdamente paranoicos com segurança e em grandes eventos a segurança é ainda mais pesada. Nesta última edição, a polícia de New Jersey fez um cordão de isolamento numa área de 4km ao redor do estádio, quem fosse de metrô para o estádio era revistado antes de entrar no metrô, mais de 3500 oficiais foram designados para ficar a postos durante o jogo, times da SWAT foram posicionados estrategicamente, além de snipers! Foi determinada uma No-Fly Zone (área em que é proibido o tráfego aéreo), e jatos da força aérea patrulharam o perímetro.

Super bowl 2014

De qualquer modo, o Super Bowl é um evento digno de uma grande festa do esporte. E para não passarmos vergonha, que a Copa do Mundo do Brasil aprenda um pouquinho com os americanos.

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.

2 Responses

  1. Cheap Nike air max 90

    Cheap Nike air max 90

    I got this particular headphonesfor the my personal mom for moms evening, and/or she completely liked that! The truly adorable headphonesand the saying in the card you already know will come in the package is very emotional!! And the excellent of beads…