Salve salve nerdaiada!

Sim! O show não pode parar e agora é hora do BunkerNerd entrar embaixo dos holofotes! O teatro é a arte de representar papéis (Mas isso não é RPG?) e transformar emoções e textos em algo palpável e físico. O teatro tem suas origens na Grécia Antiga, no séc. IV a.C. Era uma forma de passar adiante as lendas e histórias míticas e também de honrar os deuses do panteão grego. A atividade teatral iniciou-se nos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria (um bêbado clássico).

teatro-gregoEssas festas eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos. Aconteciam na primavera durante os períodos em que se fazia a colheita do vinho. As peças eram apresentadas em grandes anfiteatros abertos e toda a população era convocada para participar da festa e assistir o culto aos heróis e deuses gregos. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.

dionisoMas os historiadores apontam que tudo não passou de um acidente. Um participante desse ritual sagrado resolveu vestir uma máscara humana ornada com cachos de uvas. Subiu no tablado, em praça pública, e disse: “Eu sou Dionísio!”. Todos se espantaram com a coragem do carinha, em colocar-se no lugar de um deus, ou pior ainda, fingir ser um deus! Pois de alguma forma, a ira divina não caiu sobre Téspis, que ficou conhecido como o primeiro ator da história do teatro ocidental.

Esse grego doido arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, e mostrou, pela primeira vez, que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.

Atualmente, o teatro é amplamente representado em todo mundo. Alguns ocorrem em maravilhosos salões…

teatro-santa-isabel Enquanto outros ocorrem na rua, em meio aos transeuntes da vida…

teatro-de-rua

E agora que vocês, refugiados, já sabem a origem de tudo, faço um convite aos que se refugiam em Curitiba/PR. No próximo fim de semana, nos dias 14 e 15 de dezembro, estará em cartaz a peça A Passagem de Heitor. Essa peça faz parte do 6º Festival Alunos EnCena do Teatro Barração EnCena e eu, seu humilde general, estarei lá!

A-passagem-de-Heitor

Em A Passagem de Heitor, temos uma viúva, um filho indeciso, uma filha mimada, um mordomo afetado, um entregador de pizza, uma delegada, uma amante e uma cigana. Como se tudo isso não fosse confusão suficiente, a vida prega uma peça em Heitor e ele terá que fazer malabarismos para retomar o controle. Será que a pilha aguenta?

Uma comédia no melhor estilo família! Qual família não tem problemas? Venha rir e se divertir nessa peça que vai fazer até que já morreu dar gargalhadas!

Convido a todos que queriam se divertir, que compareçam!

elenco

A peça A Passagem de Heitor conta com a direção de Léa Albuquerque e estréia dia 14/dez, às 14h e acontece novamente no dia 15/dez, às 17h. Ingressos vendidos no teatro no valor de R$10,00.

direcao-Lea-Albuquerque

O Teatro Barracão EnCena fica localizado na Rua Treze de Maio, 160 / Centro (próximo ao Teatro Guaíra).
Informações: (41) 3223-5517
teatro@teatrobarracaoencena.com.br
teatrobarracaoencena@hotmail.com

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.