Olá refugiados! O post de hoje foi escrito para os leitores amantes da física! Falaremos sobre um assunto muito comum em filmes de ficção científica, o teletransporte. Acredito que todos nós, ao menos uma vez na vida, já desejamos poder entrar em uma máquina e nos teletransportarmos.

Afinal, o quão mais fácil nossas vidas não ficariam com isso? Poderíamos pular a parte chata de esperar horas e horas em viagens, jamais chegaríamos atrasados e ainda imaginem tempo livre que ganharíamos todos os dias! E é aqui que muitos se perguntam: Será que isso é possível? Se for, estamos o quão perto disso? Calma… Calma… Vamos primeiro entender o que realmente é o teletransporte.

Teletransporte--1

Sim! Portais, não deixam de ser uma forma de teletransporte!

Como funciona?
Basicamente todas as coisas no universo podem ser classificadas em dois tipos: matéria e energia:

  • A matéria é tudo que pode ser visto ou tocado, como a terra, o ar, plantas, pedras, eu, você… Enfim, tudo que ocupa lugar no espaço.
  • a energia pode compartilhar do mesmo espaço com outros corpos ou até mesmo com outros tipos de energia. Por isso que ondas de energia como a luz, o calor e a eletricidade, atingem velocidades tão incríveis.

Com isso, entende-se que uma maneira de teletransportarmos algum objeto (matéria), seria transformá-lo em energia e então envia-lo com uma velocidade enorme até o local desejado, para depois transforma-lo em matéria novamente.

Imaginem que seria praticamente a mesma coisa que transformar um objeto em um arquivo e depois fazer seu “download” em outro lugar. Ou seja, esse corpo se moveria de forma tão rápida que estaria em qualquer lugar do mundo em menos de um segundo! Em outras palavras… Teletransporte! \o/

Ok ,Ok! Então os cientistas sabem de fato como teletransportar uma pessoa, mas então porque não constroem uma máquina?

Esta é a questão refugiados! Existem dois grandes problemas no processo (até hoje sem solução). O primeiro deles é:

  1. Como transformar energia em matéria e vice-versa? Quem nos respondeu esta pergunta foi Albert Einstein, com sua mais famosa fórmula: E=mc2. Com ela, Einstein explicou que se uma massa (m) for acelerada a velocidade da luz elevada ao quadrado(c2), essa massa será transformada em energia (ok, não é exaaaaaatamente assim, mas podemos pensar desta maneira que é mais simples). Porém, o problema não é o que fazer, mas COMO fazer, pois hoje em dia ainda não se tem ideia de como acelerar um corpo à uma velocidade tão grande.
  2. O segundo problema é como saber se, ao ser transformado em novamente matéria, o objeto continuará sendo o mesmo? Por exemplo: uma cadeira pode ser teletransportada, e ao chegar no seu destino, ser materializada na forma de uma esfera de madeira! E esse problema se torna muito pior, e MUITO mais difícil de resolver quando se envolve seres vivos no processo, uma vez que são extremamente mais complexos que objetos inanimados, exigindo terabytes e mais terabytes de informações para armazenar cada detalhe.

Teletransporte--2

Personagem sendo transformada lentamente em matéria ao se teletransportar (Anime: Gantz).

Teletransporte--3O futuro
Bom, de qualquer maneira, sabemos que não teremos estas máquinas tão cedo. Por enquanto só nos resta assistir filmes futurísticos e sonhar com viagens mais curtas! Lembrando que este post fala apenas sobre uma das diversas ideias de como seria possível fazer o teletransporte.

Outra possível maneira muito discutida é através de buracos de minhocas. Nosso outro convidado fez uma matéria muito interessante sobre isso. De uma olhadinha lá e vocês irão entender porque essa forma de transporte também tornaria o teletransporte possível.

O Filme Jumper me fez refletir o quão mais fácil nossa vida seria se pudéssemos nos teletransportar. Recomendo!

Escrito pelo soldado: Lucas

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.