Nesse post vamos falar do Vídeo Blog montado por Peter Jackson sobre o “Behind the Scenes” do filme mais esperado do ano por aqueles apaixonados pela terra média e o tão amado Tolkien.

No primeiro Vídeo blog ele nos conta um pouco de uma das partes mais fundamentais do cinema: a Pré Produção. Nessa etapa todos os aspectos da produção do filme estão sendo estudados, montados e roteirizados  para que a filmagem ocorra com o máximo de velocidade e qualidade possível. Sabendo que as filmagens irão durar de 2 a 3 anos nada melhor do que ter um cronograma bem estruturado.

Alguns dos cenários mostrados nos levam novamente ao mundo de senhor dos anéis, uma vez que todas as medidas foram tomadas para os cenários ficarem idênticos aos usados nos outros filmes. Vímos a espada de Bilbo “Sting”, a estatua que segura “Narsil” e um ritual “Powhiri” para desejar boa sorte à produção. O que acredito não ser necessário, afinal estamos falando do Hobbit.

Para achar as locações, uma parte da equipe de produção foi aos confins da Nova Zelândia com 5 helicopteros para fotografar os lugares em potencial. Fotografaram quase todos os rios existentes no país e mapearam as regiões para programar e posicionar toda a equipe em um lugar que não fosse comprometer as filmagens.

Nos estúdios da PineWood durante as filmagens podemos ver a produção dos anões. Vamos aos nomes: Nori, Ori, Dori, Fili, Kili, Oin, Gloin, Bombur, Bofur, Bifur, Balin e Dwalin. Com todos fantasiados e maquiados, nos mostraram um pouco das cenas de luta e seu treinamento para o filme. Uma curiosidade é uma batalha dos anões perto de uma fogueira. Para produzir a luz da fogueira eles usam canhões de luz de teatro -pares 64- com papel gelatina laranja, para posteriormente a pós produção recortar as luminárias e colocar a fogueira sem ter que se preocupar com a incidência da luz das chamas.

Agora vamos falar de qualidade de imagem. Para filmar o Hobbit eles usaram uma câmera espetacular, a tão famosa “RED”. Como o filme será filmado todo em 3D eles tiveram que criar um suporte para a câmera -rig- específico para segurar as 2 câmeras. Durante a filmagem eles já podiam acompanhar em 3d o que estava acontecendo. Um medo da produção era que o 3D fosse atrasar o ritmo de filmagem, algo que não aconteceu devido ao preparo da equipe. Para essa produção 48 REDS foram compradas. Cada uma com o valor de U$ 55.800,00 sem as lentes. Com as lentes apenas o gasto com as câmeras pode chegar a U$ 2.966.400,00. Quase 6 milhões de reais. Mas por que usar essa câmera tão cara?

A RED está filmando em 5k o Hobbit. 5k what ? Pense em sua resolução ai de casa 1920x1080p, eles estão filmando em quase 5x isso, 5120x2700p. As pessoas que tiveram o privilegio de ver as imagens dizem que é como olhar pela janela. Com toda essa qualidade de imagem a equipe se deparou com alguns desafios, como por exemplo: repensar a maquiagem devido a qualidade de definição, e as roupas que deveriam chegar ao nível da perfeição.

Para entender um pouco da parte de logística em produções em locações eu realmente indico o 5o capítulo da série Behind the Scenes. Com quase 500 pessoas de equipe eles tiveram que levar a produção a outro nível. Construíram basicamente uma cidade, com parque para trailers e uma grande tenda para alimentação.

Concept Art é uma forma de desenho com o objetivo de reproduzir uma ideia usada em filmes, jogos, animações ou gibis antes de ser posto no produto final. Concept Art é também referida como um desenvolvimento visual ou design conceptual. Falado isso. A Concept Art para o Hobbit é feita com lápis, em 3D. Sim, no papel. Os 2 artistas estão desenhando ao mesmo tempo. Imagina a qualidade gráfica desses 2. Se tiver um óculos 3D dá uma olhada. (azul no olho direito)

Dessa vez Hobbiton foi construída de verdade, não apenas para as filmagens. Com o sucesso de senhor dos anéis os proprietários das terras alugadas para a produção do filme resolveram criar um parque, onde as pessoas podem circular na terra de Frodo e Bilbo.

Em alguns lugares da filmagem existia uma vegetação única e muito antiga. Para não causar nenhum mal às plantas a equipe teve que construir rampas de acesso. Com locações em lugares remotos a entrada acabava sendo exclusivamente por helicópteros, dando muito trabalho no carregamento e descarregamento dos equipamentos. Gastaram mais de 6km de cabos. De acordo com a equipe cada vez mais cabos eram necessários para alimentar todos o maquinário.

Frase de nosso amado Gandalf (Ian Mckellen) – “Não tenham pena dos atores, estão cuidando bem de nos”.

Esse filme vai dar o que falar. Não preciso dizer que estamos muito ansiosos para ver essa produção na maior tela possível. A expectativa é grande. Será que vai valer a pena? Segundos após ver o Behind the Scenes a vontade de ler o Hobbit bate. Então corra para uma livraria e compre o seu exemplar para saber de detalhes desse filme que vai marcar uma geração.

Crew de Hobbit

Trailer para dar aquele choque.

Behind the Scenes completo.

 

Comentários

comentários

About The Author

@RenatoEstranho

We drank, we fought, we made our ancestors proud. Andando e vivendo com o caderno na mão para não perder a informação. Publicitário metido a escritor com ideias que precisa por no papel. "From womb to tomb, we are bound to others, past and present.” Cloud Atlas.

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.