Ontem foi um dia muito triste, um dia em que pelo menos por alguns momentos, muitos pararam o que estavam fazendo e fizeram uma jornada relâmpago de volta a infância e as muitas tardes em que ficávamos sentados na frente da Tv para assistir as comédias e aventuras de uma grande ator, diretor, produtor, herói e eterno menino… Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, faleceu ontem, dia 28 de novembro de 2014, aos 85 anos,  em sua casa em Cancún, no México. Bolaños já enfrentava problemas de saúde há algum tempo e infelizmente, com muita dor no coração, precisamos aceitar que dessa vez a notícia é verdadeira.

Com problemas respiratórios e dificuldades de locomoção, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril desse ano. Bolaños teve seu segundo casamento com Florinda Meza. A atriz interpretava a maioria das personagens femininas, inclusive a Dona Florinda. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--1 bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--bolanos-e-florinda

A série “Chaves” (“El Chavo del Ocho” no nome original) foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, “Chaves” é exibido até hoje no SBT, emissora que começou a transmitir o seriado em 1984 (um ano após eu nascer). “Chaves” é o seriado infantil de maior longevidade da TV.

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--2

Sentado aqui, escrevendo essa matéria, ouvindo músicas como “Boa noite vizinhança” e assistindo episódios de Chaves no YouTube, é difícil encontrar palavras… Muitos já fizeram suas homenagens nas mídias sociais, alguns haters já começam a reclamar do “excesso” de fãs do Chaves, mas a verdade é que Bolaños MERECE ser homenageado! Para os haters, deixo a mensagem que o próprio Bolaños deixou no Twitter:

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--twitt

Em agosto desse ano, Bolaños postou sua última mensagem na rede social, onde se dirigia aos brasileiros e comemorava os 30 anos de exibição de seus programas no país. Ele conseguiu, com muita pouca verba, criar um universo infantil eterno, que povoou a infância de muitos e permanece em nossas memórias e em nossos corações até hoje.

Tenho certeza que falaremos do Chaves do 8 para nossos filhos e faremos eles assistirem a pelo menos um episódio para entenderem o que sentimos quando vemos o Chaves dizer seus bordões como o “Ninguém tem paciência comigo”, “Ai que burro, dá zero pra ele”, “Isso, isso, isso!” e o ” Esse é de limão que parece tamarindo mais tem gosto de laranja. Esse é de tamarindo que parece laranja e tem gosto de limão e esse é de laranja que parece de limão mais tem gosto de tamarindo.”.

Roberto Gómez Bolaños viveu dezenas de personagens, entre eles, Chesperito, Dr. Chapatin e o Chapolin Colorado, o herói mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato e mais inteligente do que um burro!

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--5 bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--4 bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--3

Mas, como ilustrador, algumas das homenagens mais belas que vi até agora, foram as feitas por alguns ilustradores. O traço, as cores, a ideia, a criatividade e a infância contida nesses desenhos expressam de uma forma muito bonita a vida que Roberto Gómez Bolaños dedicou para povoar nossas memórias com tantos episódios.

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--ilustradores-homenageando--DC

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--ilustradores-homenageando--1

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--ilustradores-homenageando--um-sabado-qualquer

bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--ilustradores-homenageando--3 bunkernerd-falece-roberto-bolanos-o-chaves--ilustradores-homenageando--2

Encerro esse texto com o vídeo de um dos melhores episódios vividos pelo eterno Chaves: “Chaves em Acapulco”.

Bolaños fez muita gente feliz e teve sucesso onde muitos disseram que só haveria fracasso. Sentiremos saudades! Todo BunkerNerd faz reverência a Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves do 8 e o herói mais astuto de todos os tempos! Vá em paz Chavinho e que o céu seja repleto de sanduíches de presunto…

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!