Olá refugiado! Mais uma vez, estamos aqui para falar de jogos! Porém, dessa vez falaremos sobre um tipo um pouco diferente. Essa semana, quando falei sobre o anime Fate/Stay Night, eu comentei sobre algo que talvez muitos não conheçam, as Visual Novels! Se você assiste animes, provavelmente você já teve algum contato com esse tipo de game (mesmo que superficialmente). Isso porque a maior parte dos jogos que aparecem nos episódios, são desse gênero.

bunkernerd-visual-novels--1

Mas o que são Visual Novels afinal?

São jogos 99,999% focados no enredo. Sendo que você basicamente lê, e escolhe as opções.

CALMA!! CALMA!! Eu sei o que você pensou, refugiado! Foi:

“Aff, isso é muito chato!” ou “Porque não lê um livro duma vez?”

E é justamente sobre isso que quero discutir. Ainda existe muito preconceito contra esse tipo de jogo fora do Japão. O problema é que a maioria das pessoas não sabem o quão divertido eles são, até jogar pela primeira vez!

Por isso vou apresentar 5 motivos para você jogar visual novels!

1 – É uma forma diferente de ler um livro
Tudo o que você iria encontrar em um livro, está também escrito no jogo. Porém, em muitas partes, você pode fazer escolhas para decidir o futuro do protagonista. E isso pode alterar completamente a história do game (inclusive o final!). Ou seja, se jogar mais de uma vez, você poderá ver enredos totalmente diferentes. Quantas vezes já não lemos um livro e ficamos chateados com o final ruim? Pois nas visual novels, pelo menos um desses “caminhos” irá lhe agradar!

bunkernerd-visual-novels--2

2 – Imagens! Muitas imagens!
Como as imagens aparecem o tempo todo, não é necessário descrever demais nos textos. Basta olhar para a expressão do personagem e você já entenderá como ele está se sentindo ao falar. E que fica muito mais fácil imaginar os cenários e os NPCs  com a aparência exata que o autor quis transmitir.

3 – Histórias complexas
Como o foco principal do jogo é a história, ela é muito bem elaborada. Ou seja, o enredo é muito mais complexo, saindo daquele “padrão clichê” (aprende algo com alguém poderoso, luta contra os inimigos, supera seu mestre, salva a mocinha e vivem felizes para sempre).

bunkernerd-visual-novels--3

4 – Existem visual novels para todos os gostos!
Assim como há uma ENORME variedade de animes, também existem muuuuuitos jogos. Se você quiser uma história de aventura, romance, ação, comédia ou até mesmo tudo isso junto, TEM! Basta procurar um pouquinho que você vai encontrar. Inclusive, muitas vezes dá para mudar o tipo da história com suas escolhas. Por exemplo, se você optar por usar seu tempo para ficar mais forte, a história acaba tendo muitos combates e ação. Já se você preferir interagir somente com uma NPCs específica, pode acabar sendo um romance.

5 – Animes!
Sim! Muitos animes foram baseados em visual novels! Então, talvez existam outros finais e histórias alternativas dos animes que você gosta! Já imaginou poder rever toda a história tomando decisões diferentes do protagonista burro?

Uma coisa é certa, se você gosta de ler e de assistir animes, confie em mim, visual novels são muito mais legais do que parecem! Procure um anime que você gosta e experimente!

 

Escrito pelo soldado: Lucas Merlin

Comentários

comentários

About The Author

Convidado

Convidado especial @BunkerNerd.