Salve salve nerdaiada! Você já deve ter ouvido alguém comentar sobre isso em uma mesa de bar ou pode até ter ouvido alguém dizer: “Você pensa que se conhece, mas na verdade não!”.

A verdade é que todos nós possuímos várias “máscaras”. Algumas são construídas conscientemente para nos protegermos; outras são criadas inconscientemente. Sempre existirão facetas e atitudes que vão nos surpreender! Vai dizer que nunca se pegou agindo de forma totalmente inesperada?

voce-nao-se-conhece-outra-face

Enfim, existem atitudes e comportamentos que todos nós apresentamos (mesmo que você nunca tenha se dado conta disso).

Todos temos um “lado negro”

voce-nao-se-conhece-lado-negro

Todos! Sem exceção!

voce-nao-se-conhece-lado-negro(2)A Universidade de Stanford fez um estudo nos anos 70. A revelação foi que todo mundo é capaz de cometer maldades (Unlimited POWER!). Pesquisadores do departamento de psicologia construíram uma prisão fictícia nos porões de um dos edifícios do campus. Aí eles selecionaram 24 estudantes que deveriam assumir os papéis de carcereiros e presidiários durante um período de duas semanas (todos eram normais e sem ficha criminal).

Resumindo o experimento: o objetivo era observar o comportamento desse pessoal, mas o estudo foi interrompido apenas 6 dias após ter sido iniciado… O motivo: a situação perdeu o controle! Os alunos “carcereiros” tornaram-se mais abusivos e agressivos, submetendo os “presos” a terríveis torturas psicológicas e físicas.

Ou seja, cuidado com o lobo que você está alimentando! Todos nós temos capacidades para fazer coisas extremamente boas, mas também temos a sementinha do mal lá no fundo…

Somos desatentos

voce-nao-se-conhece-desatento

Você tá sempre olhando pro lado, certo? Huh?! Oi?! Pois é! xD

Um estudo feito por pesquisadores das universidades de Kent e Harvard revelou que a maioria das pessoas é superdesligada. Um ator abordou algumas pessoas pedindo informações. No meio da explicação, dois homens passavam entre o transeunte e o ator perdido carregando uma porta… No instante em que isso acontecia e a pessoa perdia o ator de vista por alguns poucos segundos, outro ator o substituía. Pasmem! Metade dos abordados não percebeu a troca, mesmo com o ator substituto possuindo cabelos e roupas totalmente diferentes.

A explicação: somos seletivos com respeito aos elementos que percebemos em determinadas cenas, e nos guiamos muito mais na memória e no reconhecimento de padrões. SEMPRE buscamos padrões, mesmo quando eles não existem! Isso também tem a ver quando insistimos em “ver” a imagem de um fantasma em um borrão de uma foto, mesmo ficando claro que não há nada lá (ou há?! o.O).

Todo mundo quer ser famoso

voce-nao-se-conhece-famasos

Não adianta negar! É da nossa natureza! O ser humano busca reconhecimento. É assim quando precisávamos nos diferenciar de outros machos da espécie, para competir pela liderança do grupo e pelas fêmeas e é assim ainda hoje (a parte do reconhecimento, não a competição por fêmeas! Se bem que alguns ainda insistem nessa tática… xD)

Pesquisadores de uma instituição canadense constaram que os atores e atrizes ganhadores do Oscar vivem mais do que aqueles que são apenas nomeados ou nunca ganharam um desses prêmios. Tudo indica que a fama e o poder têm influência positiva sobre a longevidade.

Somos competitivos

voce-nao-se-conhece-outra-competitivos

Como eu descrevi logo acima, sim, nós somos extremamente competitivos. Tá no nosso DNA. Seleção natural! Lei da selva! O melhor leva!

Nos anos 50, uma pesquisa demonstrou que buscamos a lealdade da sociedade a qual pertencemos. Reúna dois grupos de pessoas e faça com que compitam em uma gincana bem divertida. Não vai demorar muito para que conflitos comecem a acontecer e em muito pouco tempo, todos estarão brigando e competindo para ver quem fez o que melhor do que o outro.

Entendam, não estou acusando ninguém de nada! Hehehe! Mas o exercício do autoconhecimento é sempre importante! Todos temos defeitos, afinal, somos humanos e em essência, animais! Enxergar quais são nossos defeitos e buscar melhorar faz de você uma pessoa melhor.

Também é legal saber que isso acontece com todo mundo para não nos sentirmos piores do que outros. Sentir que você é melhor do que alguém te dá vantagem competitiva sobre a outra pessoa, mas não é por isso que você tem o direito de humilhá-la. Aprenda, cresça e evolua! Assim você será mais feliz e sempre terá pessoas bacanas ao seu lado! ;^D

 

Daniel Keller, busca a iluminação!

Fonte: HumorNews

Comentários

comentários

About The Author

Daniel Keller

"Far over the misty mountains cold, to dungeons deep and caverns old. We must away ere break of day, to seek the pale enchanted gold…" Sobrevivente e acumulador de histórias, desbrava o mundo através da imaginação e da criatividade. Designer por escolha e redator por sorte do destino, busca a vida perfeita. Longa vida à Nação Nerd!

Leave a Reply

Your email address will not be published.